O PLANEJAMENTO E PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
Por: Luisa001 • 22/3/2019 • Trabalho acadêmico • 355 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO E PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
SÃO PAULO
2018
Luísa Souza Romero Moreira R.A:C9430D - 4
PLANEJAMENTO E PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
Atividades Práticas Supervisionadas trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 6º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista.
SÃO PAULO
2018
QUESTÕES
- Os conceitos de planejamento estratégico e gestão estratégica são relacionados ao PPA. Descreva o que significa estes conceitos e como ocorre a relação com o PPA.
R: È possível afirmar que o ppa foi concebido para ser um instrumento de planejamento estratégico, na medida em que estabelece um compromisso político para além do mandato presidencial, que vai orientar a formulação das leis orçamentárias e planos setoriais e regionais. É também um instrumento de gestão estratégica, uma vez que o cumprimento das metas estabelecidas pelos três poderes.
- As campanhas eleitorais possuem um papel importante para a construção do PPA, explique.
R: Para que se cumpra a constituição é necessário que haja debate político nos maiores escalões de governo como instrumento de planejamento e gestão estratégica.
- O Mistério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) tem a responsabilidade de coordenar a tarefa da produção do PPA. Entretanto, o artigo aponta dois problemas neste processo. Cite e explique estes problemas.
R: 1- A insistência em preservar o formato “puro” dos programas e a preferência pela universidade em lugar da seletividade. 2- Detalhamento escrito do ppa, observando a estrutura orçamentária.
- Quais são as três razões principais para o descrédito do PPA como instrumento de planejamento, e gestão estratégica, inclusive junto a presidência da república.
R: A lógica dos programas e sua adequação de uso para ações rotineiras; o nível de detalhamento inerente ao PPA; a estratégia de gestão adotada, que desconsidera o monitoramento da execução orçamentária das ações;a sinalização clara das prioridades do Governo; a utilização de um enfoque adaptado para diferentes objetivos.
...