O PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Por: sandroadsantos • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 113 Visualizações
ETAPA 3
PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
A. O nome, localização, porte, segmento, missão e valores da empresa.
Cia. Iguaçu Café Iguaçu foi fundada em 22 de Junho de 1967, com a missão de Oferecer aos clientes café, derivados e outros produtos que aproveitem nossos recursos e sinergia, respeitando-os e atendendo os seus desejos, com ética e excelência nos produtos e serviços, buscando crescimento continuado e equilibrado como empresa e tendo como os valores da empresa: comprometimento, credibilidade, ética, excelência, responsabilidade. A Cia. Iguaçu ocupa uma área de terreno de 121.000m², no município de Cornélio Procópio, Estado do Paraná, por grupos de cafeicultores dessa região, liderados pelas famílias Miyamoto, Höffig e Ferreira de Castro. A fábrica foi oficialmente inaugurada no dia 17 de julho de 1971, iniciando, então, as suas atividades de produção e comercialização.
B. Os produtos ou serviços produzidos ou comercializados pela empresa.
Exportadora de café, Café Iguaçu entrou no mercado internacional assim, no ano de 1972, a Marubeni Corporation, trading company com sede no Japão, que já atuava no Brasil, desde 1955, passou a ter participação, inicialmente, de 35% do capital da empresa, o que muito contribuiu para consolidar a posição da nossa empresa no mercado internacional. Tanto é que, já em 1977, a Café Iguaçu passou a figurar entre as 100 maiores empresas exportadoras do Brasil, com participação de 12,2% do total das exportações de café solúvel.
C. Levantamento que descreva as oportunidades de exportação.
O início dos anos 70 ficou conhecido como a época do “Milagre Econômico”, quando o país experimentou acentuado crescimento industrial, atraindo investimentos externos, oriundos de vários países, notadamente do Japão.
No ano de 2002 a Café Iguaçu fez o seu primeiro investimento industrial em país estrangeiro, através de sua controlada Panfoods Co. Ltd., de Londres, Inglaterra, construindo uma unidade para torrefação de café e embalagem de café solúvel na Romênia, a Panfoods Romenia SRL onde ela comercializa o seu produto com a marca – “AMIGO”, ocupando posição de destaque naquele mercado.
Em 2009 foi inaugurada a caldeira à biomassa, um importante passo para a sustentabilidade, sendo uma contribuição significativa para a preservação ambiental, reduzindo os efeitos do aquecimento global. Com a nova caldeira, a Café Iguaçu se tornou capaz de prover 85% da energia necessária para abastecer seu parque industrial.
No ano de 2010, foi inaugurado o segundo túnel de liofilização na fábrica em Cornélio Procópio – PR, o que possibilitou a ampliação da capacidade de produção de café solúvel liofilizado e hoje a Café Iguaçu está entre as três maiores empresas no Brasil, exportadoras de café e vice-líder no mercado brasileiro no segmento de café solúvel.
D. Todas as informações coletadas/pesquisadas do Mercado-Alvo.
Analisando os dados através de pesquisas pela internet, e pelas próprias informações disponíveis no site da Cia. Iguaçu o grupo chegou à conclusão que a empresa ainda não atende os países da América Central, clientes que julgamos de grande importância para manter o seu crescimento industrial.
E. Descrição do Cliente potencial.
Escolhermos o México como país em potencial para se exportar o café solúvel em pó, produzido na Cia. Iguaçu com qualidade mundial, lá já existe produção de café em pouca escala, porém os agricultores desenvolvem, majoritariamente, a agricultura de subsistência, praticada sem o emprego de tecnologias, ou seja, as técnicas de preparo, plantio e colheita são rudimentares e tradicionais, a força de trabalho é totalmente familiar. Essa Configuração resulta em baixa produtividade e produtos de baixa qualidade.
F. Informações referentes à forma de distribuição.
Existem, normalmente, três maneiras diferentes de se embarcar o café para exportação. Para o transporte do café solúvel para o país do México, cliente em potencial como descrito acima a Cia. Iguaçu utilizaria container a Granel – são containers específicos para o transporte do café. Forrados com madeira especial e acondicionados com uma Liner Bag, Bolsões (Big Bags) – são desenvolvidos em polipropileno e têm capacidade para o equivalente a 20 sacas.
...