O PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO
Por: ArEn kids • 4/6/2021 • Trabalho acadêmico • 3.206 Palavras (13 Páginas) • 132 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO
Denis Rodrigo de Jesus – RGM 23126051
Elbert Ferreira Nobre de Sousa – RGM 23511818
Lucas Ribeiro Souza – RGM 22123393
Natalia Garcia dos Santos – RGM 24563412
Paulo Siqueira Rabelo – RGM 3867880
Talles Magno Gonçalves Gomes – RGM 24247138
Tatielly Soares Neiva – RGM 25229206
PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO
2021
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO
Denis Rodrigo de Jesus – RGM 23126051
Elbert Ferreira Nobre de Sousa – RGM 23511818
Lucas Ribeiro Souza – RGM 22123393
Natalia Garcia dos Santos – RGM 24563412
Paulo Siqueira Rabelo – RGM 3867880
Talles Magno Gonçalves Gomes – RGM 24247138
Tatielly Soares Neiva – RGM 25229206
PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO
Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar - Ambiente Competitivo - 2021, sob a orientação dos professores tutores Elcio Assis Cardoso Junior, Gabrielle Carvalho, Márcio Francisco e Pedro Henrique Faria Carvalho da Costa.
2021
RESUMO
Este trabalho tem como intuito mostrar o ambiente competitivo da empresa Face Pizza e suas estratégias, na produção artesanal de pizza. A metodologia deste trabalho baseou-se em uma análise descritiva, de perfil qualitativo (exploratório), realizado dentro da própria empresa, onde se objetiva a descrição do ambiente competitivo e estratégias de mercado da Face Pizza. O principal referencial analítico é o de Michael Porter, um professor da Havard Business Shcool, autor de muitos livros, e de grande referência para tratar de estratégias de competividade. Dessa forma, para entrar no ambiente competitivo, a Face Pizza baseou as suas estratégias nas cinco forças apresentadas por Porter, sendo elas: a ameaça de novos entrantes, a rivalidade entre empresas existentes, a ameaça de produtos ou serviços substitutos, o poder de barganha dos compradores e por último o poder de barganha com fornecedores. A partir da análise estratégica do mercado entende-se que o empresário Sr. George, usando como base o pensamento estratégico moderno e a busca constante de novas vantagens competitivas, fez com que a empresa Face Pizza se tornasse o diferencial no ramos das pizzarias, além de saber avaliar e lidar com o marketing estratégico e adaptar às novas barreiras e dificuldades que surgiam.
Palavras-chave: Vantagem Competitiva. Comportamento de Compras. Marketing Estratégico.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. A EMPRESA 6
3. ANÁLISE DO CENÁRIO 1 7
4. ANÁLISE DO CENÁRIO 2 8
5. ANÁLISE DO CENÁRIO 3 8
6. ANÁLISE DO CENÁRIO 4 9
7. ANÁLISE SWOT DO CENÁRIO 4 10
7.1. Matriz de SWOT 10
7.2. Analisando a Matriz de SWOT 11
8. CONCLUSÃO 13
9. REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
O objetivo do projeto multidisciplinar consiste em analisar a empresa Face Pizza, criada pelo Sr. George que ao perceber o grande sucesso que sua receita caseira da “mama” fazia entre amigos, familiares e vizinhos, teve a ideia de abrir uma micro empresa, visto que não existia concorrência nas proximidades.
Mas com o passar do tempo ele teve que reformular o seu negócio, criar estratégias para se manter competitivo no mercado e com isso reconquistar a sua clientela e cativar novos clientes.
No atual ambiente que se vive, a vantagem competitiva é essencial para uma organização se manter bem no mercado.
Observa-se que o foco do século XXI já não é somente o capital financeiro, mas agora também o capital intelectual, através de conhecimento e informações.
A vantagem que se obtém por meio disso é que quanto maior o índice de informações e conhecimentos obtidos, mais fácil são as adaptações e mudanças dentro da empresa. Entretanto, por outro lado, cada vez mais competitivo e atualizado se torna o cenário de atuação.
A EMPRESA
A Face Pizzaria surgiu a partir do talentoso Sr. George, que fazia deliciosas pizzas caseiras a partir da prática adquirida com sua mãe. As pessoas que frequentavam a sua casa, entre eles alguns de seus vizinhos, sempre elogiavam suas pizzas, ficando assim, famoso no bairro. A partir disso, ele teve a ideia de abrir uma pizzaria, unindo o seu talento ao amor pelo o que fazia.
Sr. George iniciou em um negócio simples, oferecendo poucos sabores de pizzas e preço um pouco elevado, já que era a única pizzaria do bairro. Entretanto, com a entrada de novos concorrentes na região, suas vendas caíram e ele teve que reestruturar a sua empresa para reconquistar seus clientes perdidos e atrair novos consumidores.
Nesse novo cenário com o intuito de manter a qualidade do seu produto, Sr. George teve que tomar algumas medidas, tais como: ampliar o cardápio através da gestão de insumos, mudar o fluxo da operação para redução de custos internos e investir em treinamento dos colaboradores para evitar desperdícios.
Ele também, manteve um preço médio das pizzas e introduziu atendimento telefônico e delivery, que permitiu alavancar a empresa, superar os concorrentes e ser reconhecida no mercado.
O autor base para a análise estratégica da Face Pizza é Michael Porter. Nesse contexto, faz-se necessária a análise das 5 forças de Porter, as quais influenciam na determinação das estratégias adotadas pela empresa estudada para um melhor posicionamento no mercado de pizzaria.
...