O Projeto de Contablidade
Por: iguin-07 • 20/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.695 Palavras (7 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR CAMPUS DE PARANAVAÍ
Campus Universitário “Frei Ulrico Goevert – Av. Gabriel
Esperidião, S/N
Caixa Postal, 306 – CEP 87703-000 – PARANAVAÍ – PARANÁ
www.unespar.edu.br
IGOR HENRIQUE DA SILVA ARRUDA
ADMINISTRAÇÃO 1° T2
TRABALHO CONTABILIDADE GERAL E DE CUSTOS
Custeio Direto e Margem de Contribuição
PARANAVAÍ - PR
NOVEMBRO 2018
IGOR HENRIQUE DA SILVA ARRUDA
ADMINISTRAÇÃO 1° T2
TRABALHO CONTABILIDADE GERAL E DE CUSTOS
Custeio Direto e Margem de Contribuição
Projeto avaliativo apresentado como parte integrante da
nota final do 4º bimestre para a Prof.° Cristiano Aquino
na disciplina de CONTABILIDADE GERAL E DE
CUSTOS.
PARANAVAÍ - PR
NOVEMBRO 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2. CUSTOS E DESPESAS VARIÁVEIS 5
3. CUSTOS E DESPESAS FIXAS 5
4. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 6
4.1 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA 6
4.1.2 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO TOTAL 7
5. PONTO DE EQUILIBRIO CONTÁBIL 7
5.1PONTO DE EQUILIBRIO FINANCEIRO 8
6. QUESTÃO 1 9
7. QUESTÃO 2 10
8. CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
4
1 INTRODUÇÃO
O projeto contábil apresentado faz referência ao sistema de custeio direto e a margem de contribuição, ferramentas fundamentais no dia a dia de um administrador. Nele, será apresentado fatores diretamente ligados a tomada de decisão, sendo necessário que o gestor tenha o conhecimento básico sobre custos e despesas.
O trabalho tem como objetivo fundamental, demonstrar a utilidade da margem de contribuição e exemplificar como realmente funciona na prática. Para tanto, o foco da discussão vai além, refletindo na ideia que, uma gestão de qualidade necessita de diversas maneiras de se obter resultados satisfatórios. Por fim, o pressente assunto, faz ênfase e reveste a importância da margem de contribuição como suporte na gestão de produtos, nas vendas e nos custos de produção.
5
2. CUSTOS E DESPESAS VARIÁVEIS
Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período. Vale ressaltar que no sistema de custeio variável, o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente. No entanto, vale lembrar que este sistema de custeio não é permitido pela legislação fiscal, assim, serve somente para fins gerenciais.
EXEMPLOS:
- Matéria-Prima consumida;
- Comissões de Vendas;
- Horas Extras;
- Custo mão-de-obra direta;
- Insumos produtivos (Água e Energia).
- CUSTOS E DESPESAS FIXAS
Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção, se mantendo de modo estático, no entanto, podem sofrer alterações em função de outros fatores. Portanto, diz então, que os custos fixos independem do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.
EXEMPLOS:
- Limpeza e Conservação;
- Aluguéis de Equipamentos e Instalações;
- Salários da Administração;
- Segurança e Vigilância.
6
4. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
De acordo com Passarelli e Bomfim (2003, p.210) “a análise marginal é uma das principais técnicas de gerência financeira, para tomada de decisões”. De modo, a margem de contribuição é a parcela do preço de um produto após deduzir os custos e despesas variáveis, ou seja, é quanto sobra para pagar custos fixos e gerar rentabilidade até se alcançar o lucro. A partir dela, descobre-se a quantidade de vendas necessárias para chegar ao ponto de equilíbrio. Além disso, a margem de contribuição recebe duas classificações, sendo elas: margem de contribuição unitária e margem de contribuição total.
4.1 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA
Segundo Martins (2000, p.195) “margem de contribuição por unidade, que é a diferença entre a receita e o custo variável de cada produto, é o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobra entre receita e o custo que, de fato, provocou e lhe pode ser imputado sem erro”. Em síntese, a margem unitária se dá quando feita a análise única e exclusiva sobre o produto ou serviço referido. Para se calcular a margem de contribuição unitária, a fórmula utilizada é a seguinte:
...