O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Por: samanthacf • 22/9/2022 • Monografia • 2.301 Palavras (10 Páginas) • 178 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
samantha caroline ferreira[pic 3]
recrutamento e seleção
DIFICULDADES E IMPORTÂNCIA DO PROCESSO
Ribeirão Preto
2022
samantha caroline ferreira
recrutamento e seleção
DIFICULDADES E IMPORTÂNCIA DO PROCESSO
Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Anhanguera Educacional
Orientador: Isabella Santos
Ribeirão Preto
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 11
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A pesquisa irá abordar a importância do processo de recrutamento e seleção desde a qualificação do recrutador até os impactos que uma má seleção pode causar nas organizações, partindo dos custos para recrutar até os resultados na realização das funções da vaga.
A proposta do estudo também é identificar como as dificuldades encontradas durante o processo podem contribuir para uma seleção errônea, e quais as chances de encontrar um perfil adequado para as reais necessidades da vaga disponível.
A pesquisa aborda-se dos desafios e impactos no recrutamento e seleção, desde a identificação da necessidade de contratação, a designação da vaga e atribuições do cargo, até a seleção adequada de mão de obra qualificada, sua contração e medição dos resultados para atingir os objetivos.
1.1 O PROBLEMA
Não é de hoje que as organizações independentes do nicho que se encontrem no mercado, buscam por profissionais qualificados, a fim de garantir certa vantagem competitiva. Portanto: qual a importância do papel do recrutamento e seleção para identificar o perfil ideal para a vaga no cumprimento dos objetivos organizacionais?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
O intuito é compreender o papel do recrutamento e seleção para as organizações e quais impactos um processo mal feito pode gerar nos resultados das mesmas.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
- Abordar quais as dificuldades para um recrutamento e seleção eficazes;
- Relacionar a qualificação do recrutador, eficiência do processo, disponibilidade de candidatos, e identificação do perfil desejado para a vaga;
- Elencar quais os impactos que um mal recrutamento e seleção trazem a organização e o alcance de seus objetivos;
3 JUSTIFICATIVA
Contratar profissionais que agregam valor a equipe e ao negócio, nunca se fez tão necessário. Em um cenário de constate mutação, onde a seleção do candidato adequado a vaga traz a vantagem competitiva de mercado a organização.
O recrutamento e seleção é um processo dividido em duas partes respectivamente, que em senso comum são entendidas como a triagem de currículos e entrevistas, porém é um processo que vai muito além e que pode gerar frutos vitoriosos ou grandes frustações à organização.
Desta maneira por meio de revisão de literatura e dados, este projeto demonstrará para a comunidade acadêmica e sociedade a importância de se ter um método adequado para contratar, qual a importância do processo ser feito com tempo e cuidado e quais impactos positivos e negativos podem ser resultados do mesmo.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando fala-se de recrutamento, automaticamente ligamos a necessidade de a Administração de Recursos Humanos conhecer as demandas de pessoas na organização, como também do mercado tanto interno quanto externo, para que assim possa suprir de forma adequada essas demandas da organização. Mas por onde começa o processo de recrutamento? Quais são as suas etapas? Como fazer a seleção? O que afinal é o recrutamento sem a seleção?
Esses dois processos estão plenamente interligados, e apenas quando trabalham juntos formam um sistema eficiente e eficaz de provisão de pessoas. O objetivo dos mesmos é identificar e escolher o candidato mais adequado as necessidades e realidade da organização. Enfim podemos classifica-los como indissociáveis, ou seja, um não existe sem o outro, para selecionar é preciso primeiro recrutar.
De acordo com Cocenza e Costa (2009), o recrutamento e a seleção de pessoas não se limitam apenas a divulgar vagas e contratar mão de obra, são o movimento mais importante dentro das organizações, pois é a partir desse momento que todo o processo de desenvolvimento da empresa se inicia, são processos que requerem cuidados e necessitam de planejamento prévio, principalmente por se tratar de atividades consideradas ponto de partida para a ligação entre pessoas e empresas.
Recrutamento, em termos conceituais, “é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para emprego” (MILKOVICH; BOUDREAU, 2008, p. 162).
Outro ponto interessante a se pensar no momento do recrutamento é: quão conhecida é a minha empresa? O quanto às pessoas tem interesse em trabalhar na sua organização? Existem empresas que são “sonhos de consumo” para os candidatos, normalmente empresas que têm boa visibilidade e muita credibilidade.
...