O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Por: SGNEO • 13/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.702 Palavras (7 Páginas) • 184 Visualizações
Sumário
1. Etapa 1
1.1. Introdução
1.2. Organização escolhida
1.3. Elaboração do relatório
2. Etapa 2
2.1. Relatório sobre o recrutamento e seleção da organização escolhida
3. Conclusão
4. Bibliografia
1. Etapa 1
1.1. Introdução
Introdução ao Recrutamento de Pessoal
O processo de Recrutamento de Pessoal é de extrema importância em uma organização, pois este departamento tem como função, inserir profissionais com qualidade dentro da organização, ou seja, definir o profissional que seja mais adequado para o cargo disponível, com o intuito de diminuir a rotatividade dentro das empresas.
Mas para que seja feito um recrutamento eficaz, é necessário que os profissionais de Recursos Humanos estejam alinhados aos objetivos e planejamento estratégico da empresa.
Logo, se faz como passo inicial, realizar um levantamento do perfil, identificando quais os requisitos necessários para aquela vaga.
A seleção de Recursos Humanos poderia ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo. Para isso, são necessárias varias etapas, apresentadas abaixo.
• Recebimento da vaga
O trabalho de recrutamento inicia-se no momento em que se recebe a liberação da vaga, solicitação de pessoal, perfil profissiográfico ou afim.
• Anúncio ou divulgação de vagas em fontes e parceiros de recrutamento
O objetivo é promover a vaga, no entanto, é importante observar que as ações de divulgação devem ser direcionadas de modo a despertar o interesse apenas de profissionais que efetivamente podem preencher a vaga.
Recrutamento interno: Onde a empresa busca candidatos já inseridos na própria organização, com o intuito de recrutar colaboradores, de outros departamentos, que tenham interesse a uma promoção, interesse profissional ou semelhante. Tem como vantagem o baixo custo com fontes de recrutamento. Como desvantagem, destaca-se, o circulo vicioso que isso gera dentro da organização, pois, caso um colaborador seja aprovado para outro departamento dentro, a vaga dele fica vaga, e assim ocorre outro recrutamento, e assim em diante.
Recrutamento Externo: Aborda candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras empresas, e sua conseqüência é uma entrada de recursos humanos, envolvendo uma ou mais das seguintes técnicas de recrutamento: Cartazes ou anúncios na portaria da empresa; Arquivos de candidatos; Anúncios em jornais, revistas, etc.
As vantagens consistem em uma diversidade de perfis para proceder com seleção de pessoal e agilidade na captação de pessoas. Já as desvantagens são geralmente, custo e desmotivação de colaboradores internos, por não serem considerados para processos seletivos da empresa.
Recrutamento Misto: Utiliza ao mesmo tempo o recrutamento interno e externo, assim possibilitando uma seleção com mais qualidade. Tem como vantagem a flexibilidade em relação aos tipos anteriores bem como a flexibilidade para com as conseqüências negativas.
• Consideramos algumas fontes e parceiros de recrutamento
- Instituições de Ensino;
- Sites;
- Jornais;
- Instituições diversas;
- Anúncios na porta da empresa ou consultoria;
- Agencia de emprego, consultoria de RH, Outplacement e afins;
- Indicação de candidatos ou funcionários;
- Indicação de empresas parceiras, fornecedores e clientes;
- Internet e seus recursos;
- Etc.
A escolha de fontes de recrutamento varia conforme perfil da vaga, criatividade do recrutador e recursos financeiros e institucionais da empresa.
O currículo é o “cartão de visita” dos candidatos recrutados ou interessados a uma vaga em uma organização. Não existe um modelo certo de currículo, porém existem algumas dicas, como: Indicar como título, o nome do candidato; Por os dados pessoais, objetivo, experiência profissional, escolaridade, idiomas, informática e atividades extra– curriculares; o português correto, tem que ser objetivo, claro e conciso.
Outro aspecto a ser considerado é a fidedignidade das informações mencionadas no currículo. Como o agendamento de entrevistas é a ponte ente o recrutamento e a seleção de pessoal propriamente dita, é necessário cuidados para não se incluir candidatos negligentes ou inadimplentes com as informações mencionadas em seus currículos.
• Convocação de candidatos para processos seletivos
O ideal é utilizar uma abordagem que perpasse os seguintes itens: Empatia; clareza; apresentação da empresa; apresentação da vaga, focando condições de trabalho; etc.
Também se pode utilizar o período de contato telefônico com os recrutados para analisar: fluência verbal; expectativas; motivação para participar do processo; desenvoltura; etc.
1.2. Organização escolhida
Por senso comum a organização escolhida foi a Lojas Americanas S.A
1.3. Elaboração do relatório
Nome: Lojas Americanas S.A
Localização: Rua: Passeio nº: 56 Centro
A empresa de comercio e
...