O RH ESTRATÉGICO
Por: Gisele Mendes • 18/8/2015 • Projeto de pesquisa • 4.711 Palavras (19 Páginas) • 181 Visualizações
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
ANA PAULA SHIMONISHI
GISELE ALMEIDA MENDES
MARCIA REGINA GARCIA
O RH ESTRATÉGICO
Mogi das Cruzes, SP
Abril 2015
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES[pic 1]
ANA PAULA SHIMONISHI
GISELE ALMEIDA MENDES
MARCIA REGINA GARCIA
O RH ESTRATÉGICO
[pic 2]
Prof. Orientador: Marcio Antônio
Mogi Das Cruzes, SP
2015[pic 3]
SUMÁRIO [pic 4]
1.INTRODUÇÃO .................................................................................................... 1
2.OBJETIVOS ......................................................................................................... 2
2.1 Objetivo Geral .................................................................................................. 2
2.2 Objetivos Específicos ....................................................................................... 2
3.MÉTODO .............................................................................................................. 3
4.RESULTADOS E DISCUSSÃO .................................................................... 4 - 11
CONCLUSÃO ........................................................................................................ 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 13
1 INTRODUÇÃO
Toda organização precisa de um modelo estratégico que impulsiona o desenvolvimento, a competitividade e a prosperidade da organização de forma sustentável e contínua. Para os Recursos Humanos esse é o grande desafio, saber gerenciar as pessoas sem deixar de lado a mensuração estratégica dos resultados. Uma organização para ser competitiva no mercado, precisa de um planejamento estratégico. Para que esse planejamento realmente aconteça é necessário que as estratégias traçadas pela direção sejam apoiadas por toda a organização, isso incluía área de Recursos Humanos, conhecida por suas atividades rotineiras. A área entra em cena como um apoio essencial nas organizações.
O perfil do executivo de RH deverá estar voltado totalmente para o planejamento estratégico, e com uma visão de um todo da organização, unir recursos humanos as outras áreas, para saber a real necessidade da empresa para depois saber planejar as ações essenciais quanto ao capital humano. O RH não é apenas mais um órgão ou área que trabalha isoladamente na empresa. Planejar faz parte de um processo que tem como objetivo estabelecer um caminho que será seguido pelos colaboradores durante a execução de um projeto, outros indicadores tais como organização, direção e controle serão agregados, seguindo uma sucessão de etapas e alocando os recursos necessários para que se obtenha o resultado esperado, dentro do prazo que foi estipulado.
A importância do capital intelectual dentro do desenvolvimento do RH Estratégico nas organizações, é muito maior do que se imagina, pois ele deve ser uma fonte entre os interesses da empresa e dos profissionais, gerando uma série de metas, assim abrangendo múltiplas, responsabilidades, a começar pelos aspectos estratégicos de pessoas.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Propor um sistema como forma de aprimorar o processo dos recursos humanos o tornando estratégico e focado na empresa como um todo focando na melhora de cada setor da organização.
Objetivos Específicos
Avaliar as metodologias de recursos humanos estratégico.
Identificar a importância da estratégia de recursos humanos na organização.
Analisar até que ponta chega uma organização com um recurso humano estratégico.
3 MÉTODO
A pesquisa de campo foi realizada no mês de março a abril de 2015 em uma empresa de pequeno porte do segmento industrial localizada em Suzano/SP, que atua no mercado há aproximadamente vinte anos e possui sessenta e seis colaboradores. A empresa foi criada por dois sócios-diretores, os quais já atuavam na área, sendo que dois são engenheiros, os dois sócios possuem idades superiores há 40 anos.
Visando atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa sobre a estratégia no departamento de Recursos Humanos, explicando os métodos que são apropriados quando o fenômeno em estudo é complexo, de natureza social e não tende à quantificação.
Para elaborar o instrumento de coleta de dados, foram pesquisados livros e artigos relevantes relacionados à área de recursos humanos e foram realizadas consultas ao site administração e negócios, a qual está relacionada ao objeto de estudo em questão. Além disso, foi realizada uma visita a empresa com o objetivo de melhor compreender o ramo de atuação e o funcionamento da organização. Com o gerente industrial elaboramos as seguintes questões: Para você o que compreende o setor de recursos humanos? Qual a relevância desse departamento para a empresa? O que acontece com uma organização sem o planejamento estratégico no departamento de recursos humanos?
Foi solicitado aos dois sócios-diretores que respondessem as perguntas com o objetivo de analisar como o recurso humano é percebida por eles. A primeira etapa, consiste em formular o que é, e a importância do RH estratégico, elaborando indicadores que fundamentarão a interpretação final e escolher de informações que foi submetido à análise, etapa, essa foi realizada ao longo da construção teórica. A etapa da elaboração do material é o momento de codificar as informações, ou seja, os dados são agregados, o que permite uma descrição exata das características pertinentes ao conteúdo expresso no texto.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na nova economia, a vitória surgira a partir de capacidades organizacionais, como rapidez, capacidade de reação, agilidade, capacidade de aprendizagem e competência dos funcionários. Empresas bem-sucedidas serão processos de maneira inteligente e eficiência de maximizar o compromisso e a colaboração do funcionário e de cria condições para uma mudança consistente. A necessidade de desenvolver essas capacidades nos traz de volta à nova ordem de recursos humanos. O RH, por sua vez, precisa participar das decisões estratégicas da empresa, desde o planejamento estratégico, acompanhar as mudanças tecnológicas e ser criativo e inovador. Atuar na coleta de dados, gerar e processar informações, gerar diagnósticos; compartilhar o conhecimento e tomar decisões sobre expansão de mercados globais, aquisições, criação de novas linhas de negócio, etc. Para alcançar, juntamente com as outras áreas da empresa, a tão desejada vantagem competitiva.
...