O Recrutamento e Seleção
Por: MayraCristine • 10/4/2018 • Seminário • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 169 Visualizações
Recrutamento e Seleção
Discentes:
Ana Laura
Gabriel Carboni
Higor Silva
Luana Hatida
Mayra Cristine
Tamiris de Andrade
Recrutamento e Seleção: Teto de Vidro
Século XXI, mais conhecido como a Era do Conhecimento, a qual o Homem passou a ser o sucesso da organização. Muitas delas agregam valores e integram os Homens às suas atividades para que elas sobrevivam e tenham excelência, assim dependendo diretamente das habilidades e competências de seus colaboradores.
As empresas precisam ser rápidas e decisivas, uma vez que, vivemos em um mundo no qual os Negócios mudam rapidamente. Estas organizações devem se aliar à tecnologia, a qual as ajudam a alterar seus planos conforme necessitar, modificar seus produtos e serviços, atraindo novos clientes.
Em uma era de mudanças e incertezas, a Administração de Recursos Humanos se torna cada vez mais desafiante e em constante mudança. Em seu livro, “Como Agregar Valores à Empresas”, 2009, Idalberto Chiavenato afirma que as pessoas deixam de ser problema e passam a ser a solução das organizações, se tornando uma vantagem competitiva.
Segundo Chiavenato, 2009, o Knowledge Worker, vulgo trabalhador intelectual, participa psicologicamente e ativamente na empresa, se tornando uma vantagem competitiva, sendo um ativo intangível (pessoas que pensam, interpretam, raciocinam etc.) Pessoas com essas competências são as que acabam criando novos produtos e serviços, encontrando novos clientes e melhorando processos internos, ou seja, fazem o recrutamento e seleção de novos colaborados aptos para assumir o cargo para que a empresa continue em constante crescimento e em constante visão de lucros.
Hoje em dia aumentou-se a procura por trabalho, fazendo com que os objetivos das organizações fossem cada vez mais apurados, passando assim a terem uma maior importância na contratação de pessoas, conduzindo com cuidado um processo de seleção e recrutamento.
Para Chiavenato (1998), um bom processo de seleção é preciso informações, planejamento, conhecimento, prazos e objetivos específicos, para selecionar um candidato com alto potencial, qualidade, que tenha competência para influenciar positivamente nos resultados da empresa e que possa encaixar-se a cultura corporativa da organização.
Alguns requisitos importantes que devem ser pesquisados pelo RH para a seleção de pessoas através dos currículos são:
- Coletar informações necessárias que encaixe no perfil que procuram;
- Descrição do cargo que o trabalhador pretende;
- Analise do cargo no mercado, para saber a real necessidade dentro da empresa.
Após esses dados é necessário a escolha de alguns para uma entrevista que será avaliado pelos seguintes requisitos:
- Conteúdo das respostas na Entrevista;
- Ambiente – como age fisicamente e psicologicamente no local da entrevista;
- Comportamento
- Avaliação do entrevistador
Se a avaliação do entrevistador for positiva o candidato pode ser recrutado pra um Teste podendo ele ser oral, escrito, ou realizado em forma de trabalho depende do ramo da empresa.
Recrutamento de pessoas não é tão simples quanto parece é um processo longo e delicado, precisa ser estudado e analisado com cautelas, pois assim a empresa garante um número maior de funcionários com alta potencialidade e qualidade.
“Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”. (CHIAVENATO, 1983)
A partir desse processo as organizações passaram a ter grandes resultados positivos e menores rotatividades de funcionários.
As empresas buscam por meio do recrutamento definir o melhor empregado para a função necessitada, devendo atender as expectativas da empresa. A requisição é feita pelo R.H, sendo que nela deve conter todas as informações do candidato.
O recrutamento interno é a divulgação da vaga dentro da própria empresa para as pessoas que trabalham nela, é uma oportunidade para promoção e transferência de pessoal. (FIDELIS E BANOV, 2007, p 56).
As mesmas deveriam optar por este meio quando realmente sabem se há pessoas qualificadas na área necessitada ou as que buscam crescer na instituição.
Já com o recrutamento externo, o objetivo é atrair candidatos for a da empresa, com novos perfis e experiências. Dentre as mais conhecidas estão: cadastro de currículos, anúncio de jornal, cartazes e panfletos, agência de empregos, anúncio em emissora de rádio e serviço de alto falante, contato com outras empresas, internet, etc. (Ribeiro, 2005).
...