O Recrutamento e Seleção
Por: Juliane Cristina • 22/2/2020 • Relatório de pesquisa • 576 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
Recrutamento e Seleção
Entende-se que o conceito de recrutamento é o meio de encontrar ou atrair candidatos para as posições abertas nas organizações (vagas de trabalho). Portando é de suma importância que este processo esteja bem elaborado e que possua muitos candidatos para a seleção. O recrutamento é um processo que varia de acordo com cada organização.
Dentro do processo de recrutamento as organizações podem adotar três meios diferentes de recrutamento, são eles os internos, externos e o misto.
Internos: é a busca por candidatos dentro da própria organização, ele pode ser através de remanejamentos de seus empregados sendo promovidos, transferidos e promovidos com transferências. Neste processo existe a vantagem em relação a motivação, ele promove um autodesenvolvimento, ele estimula seus funcionários ao crescimento e ao conhecimento. E geralmente ele tem um prazo mais curto de conclusão.
Externos: é a busca por candidatos fora da organização, onde o número de candidatos pode ser bem maior, porem a desvantagem dele, é que o tempo de conclusão pode durar mais do que o desejado. Mas sua vantagem é a inovação do quadro de funcionários e entrada de novas ideias.
Misto: é o recrutamento nas duas modalidades, interna e externa. Onde a busca por candidato pode ser mais completa. Em relação ao tempo, é algo que pode acontecer de maneira rápida. Pois a organização consegue fazer as buscar e a seleção com opções completas.
Nos processos de recrutamento e seleção são utilizadas algumas ferramentas essenciais, são elas: Entrevistas, Softwares de Análise de Comportamento, Rede Sociais, Teste de Conhecimento, Dinâmicas em Grupo, Teste Psicológicos, Exames Médicos e Automatização de processos.
Entrevista: Normalmente, a entrevista é a primeira grande ferramenta de recrutamento. Conhecer melhor a pessoa e saber quais são os seus objetivos. A entrevista continua sendo uma etapa indispensável. Novas formas de entrevistas: individual, em grupo, padronizadas (perguntas formulada) ou não, por competência (Relato de situações reais), comportamental (avaliação do comportamento em situações especificas e cotidianas). Na entrevista você pode usar várias formas, com o mesmo candidatos.
Softwares Análise Comportamental: Esta análise ajuda a reduzir custo da empresa e evita prejuízos, nessa análise, encontramos o profissional que tem as competências e tendências comportamentais adequadas à função.
Existem no mercado softwares especialmente desenvolvidos
Solides / CIS Assessment/ Findline
Teste de conhecimento: Método bem importante principalmente se você necessita de um profissional que já tenha experiência na área. Momento onde o RH conhece as qualificações do candidato e tudo o que ele pode oferecer para a empresa. Provas ou teste, teórica ou práticas.
Dinâmicas de grupo: É uma forma muito comum para a equipe de RH observar a interação do entrevistado diante das outras pessoas. Gestores de RH de empresas afirmam que algumas vezes é importante tirar o candidato da sua zona de conforto. É importante respeitar a individualidade de cada um e aplicar dinâmicas que não causem constrangimentos
...