O Recrutamento e Seleção
Por: Milia • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.489 Palavras (6 Páginas) • 169 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Emiliana Maria de Menezes Estavam de Matos
RA9610469961
Desafio Profissional
São Paulo 15 de Abril de 2015
Faculdade Anhanguera
Emiliana Maria de Menezes Estevam Matos
RA9610469961
Gestão de Recursos Humoanos
3° Série
Elaboração de um Plano de Melhorias voltado a ações de RH na SUPERSOFT.
São Paulo 15/04/201
Apresentação
Este Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem, estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, promover o estudo dirigido a distância, desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir: Aplicação das técnicas administrativas em rotinas de pessoal. Elaboração de ações efetivas que levem à excelência da aplicação do capital intelectual. Conciliar as ações dos subsistemas de gestão de pessoas com as Estratégias Corporativas.
Este trabalho consiste em 4 Etapas:
Passo 1: atender a funcionária que pediu demissão em todas as suas dúvidas quanto ao processo de rescisão de contrato de trabalho. Além disso, também solicitou-lhe ações de recrutamento e seleção para urgente substituição da funcionária.
Passo 2: elaborar os demonstrativos de dois funcionários, detalhando todos os cálculos.
Passo 3: elaborar uma política de recompensa que possa atender às insatisfações dos funcionários e que, ao mesmo tempo, não piore a situação financeira da SUPERSOFT.
Passo 4: elaborar um programa de Comunicações; Cooperação; Proteção; Assistência e Disciplina de Conflito . Contexto a ser considerado: De posse do Dossié da SUPERSOFT e conversando com os funcionários e com os sócios, você percebeu fragilidades nas relações internas entre funcionários e proprietários. Assim decidiu elaborar um programa de relações com os empregados. Tarefa a ser cumprida: Baseando-se em seu livro-texto (CHIAVENATO, 2005, Cap.14), apoiando-se nos anexos informativos deste D.P. e criando informações complementares (que sejam coerentes com todo o contexto apresentado por este D.P.), elabore um programa que inclua os seguintes itens: Comunicações; Cooperação; Proteção; Assistência e Disciplina de Conflito (CHIAVENATO, 2005, p 403
Recisão Contratual de Rosa
1° - Explicação de será realizada a Recisão de forma que ela entenda:
Exemplo de cálculo:
Admissão: 01/06/14 – Desligamento: 14/04/15 – Causa: Sem Justa – Salário: R$ 800,00 –
Jornada Mensal: 220 hs - Não Gozou Férias – Horas Extras 60%: 7 hs – Aviso Prévio:
Rescisão
como podemos perceber, é precedida da relação contratual. Sua terminologia serve para definir o término da relação. Encontramos nos estudos da relação contratual, tanto no trabalho, como nas demais, outras terminologias que definem mais adequadamente a forma do fim do contrato.
Resolução do Contrato: é uma forma que cabe à parte usar para por fim ao contrato por via judicial. Podemos entender que ocorre quando o empregado pede na justiça o fim do contrato, podendo ser utilizado o art. 483 da CLT.
Resilição do Contrato: é a declaração de vontade de uma das partes , ou de ambas, para por fim ao contrato de forma convencional. Exemplo: despedido sem justa causa, o pedido de demissão e o término do contrato por prazo determinado.
Rescisão do Contrato: é a forma de por fim ao contrato em razão de lesão contratual. Forma-se pelo descumprimento das partes, recíproca ou não, sendo válido os artigos 482 e 483 da CLT.
Cessação do Contrato: é o fim da relação contratual por motivo de morte. Isso pode ocorrer sendo empregado ou empregador.
Mas o que temos praticado é simplesmente denominar rescisão, para qualquer forma de fim do contrato de trabalho, talvez pela facilidade em se dizer que “acabou”, independente do motivo.
Para qualquer situação acima mencionada a empresa deve confirmar se a relação contratual possui:
Podemos definir que a rescisão é o momento de rompimento contratual, onde o empregador ou empregado, resolve não dar continuidade à relação de emprego, devendo saldar os direitos legais.
Deverá ser pago na rescisão os direitos assegurados por lei, podendo também ser efetuado os devidos descontos.
O instrumento de rescisão ou recibo de quitação, qualquer que seja a causa ou forma de dissolução do contrato, deve ter especificada a natureza de cada parcela paga ao empregado e discriminado o seu valor, sendo válida a quitação, apenas, relativamente às mesmas parcelas, CLT art. 477.
Qualquer compensação no pagamento de que trata o parágrafo anterior não poderá exceder o equivalente a um mês de remuneração do empregado, CLT art. 477
Rescisão de Contrato a Pedido do Trabalhador
O que é: É o rompimento do contrato de trabalho pelo trabalhador, sem que o empregador tenha dado motivo para isso. A rescisão de contrato é popularmente conhecida como pedido de demissão.
Como funciona: Para rescindir o Contrato, o trabalhador deve escrever uma carta de demissão, assinar e entregá-la ao empregador. Ao ser entregue, o empregador preencherá o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho e calculará o valor que o trabalhador tem a receber. Atenção! Após comunicar a sua decisão de rescindir o contrato, é necessário cumprir aviso prévio de 30 dias antes de se desligar totalmente da empresa. Não cumprir o aviso prévio implica no desconto de um mês de salário do total que o trabalhador tem a receber.
...