TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Gestao de TI

Por:   •  28/4/2020  •  Monografia  •  3.839 Palavras (16 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 16

Alinhamento TI-Negócios

Nesse sentido, o alinhamento da TI com as estratégias nos níveis estratégico, tático e operacional continua sendo desafiador mesmo para as organizações mais maduras no uso da TI (LUFTMAN; KEMPAIAH, 2007). O grande ponto é que, muito embora grande parcela das organizações parta da sua estratégia de negócios para derivar a sua estratégia de TI, isso ocorre em função do seu próprio grau de maturidade quanto ao seu uso em ciclos de planejamento anteriores.

  • correto pensar, portanto, que as estratégias de negócio influenciam e são influenciadas pelas estratégias de TI, conforme indicam vários estudos e refletem distintos níveis de maturidade no uso da TI (EARL, 1996; LUFTMAN, 2000). Da mesma forma, quanto mais alinhamento houver entre a TI e o negócio por meio de uma firme estrutura de governança, mais fluido será o processo de geração de valor pela TI (OROZCO et al., 2015). Portanto, o uso de ferramental estratégico como Balanced Scorecards (BSC) com uma visão dos seus desdobramentos em TI, modelos de alinhamento estratégico e técnicas de planejamento que levem em conta todo o potencial da TI para inovação é essencial.

Estratégias associadas à TI

As estratégias de TI, por sua vez, subdividem-se em três conforme a sua contribuição, como se pode notar na figura 13, onde identificamos três características preponderantes de cada uma delas: a inovação observada por meio da estratégia de SIs, a constituição oferecida pela estratégia de gestão de informação e a fundação que oferece uma base para que todas as outras se desenvolvam.

Figura 13 – As estratégias de TI e o seu alinhamento

[pic 1]

Fonte: Adaptado de Earl (1996) e Luftman (2007).

Tendo em perspectiva o processo de clarificação, a estratégia de SIs deverá considerar as necessidades correntes do negócio, sempre sendo direcionada a partir dos usuários que utilizarão as aplicações e os SIs. Lidar com essa estratégia é desafiador, devido à flexibilidade requerida pelos SIs no intuito de se integrarem a todo um ecossistema de áreas distintas com sistemas especialistas específicos, fornecedores, parceiros. Quanto mais integrado for um sistema de informação e, portanto, mais flexibilidade de conexão com sistemas de parceiros existir, maior é a frequência com que ele deverá sofrer atualizações. Grande parte daquilo que chamamos de TI aplicada se enquadra aqui (ERPs, CRMs, SCMs, etc.).

ALINHAMENTO TI E NEGÓCIO -  é nível de integração e ajuste entre a estratégia de negócios e a estratégia de TI considerando a Missão, Visão, Valores e os Objetivos do negócio como um todo. Basicamente é entender os anseios estratégicos empresariais e traduzi-los com o objetivo de direcionar toda a infraestrutura de TI no que diz respeito a softwares, redes, hardwares, dados, processos e pessoas em prol de um único objetivo, gerar valor ao negócio.

Governança de TI compreende três vetores – controles, risco e transparência – e pode contribuir com o alinhamento por meio de boas práticas bastante focadas. A sua esfera de contribuição ocorre em áreas diversas, por exemplo, processos (BPM CBOK®), projetos (PMBOK®, PRINCE2®), valor da TI para o negócio (Val IT®), riscos da TI para o negócio (Risk IT®), processos e indicadores específicos para a gestão de TI (Cobit®), gestão de serviços de TI (ITIL®), maturidade na gestão de projetos, programas e projetos (OPM3®).

Governança de TI: Consiste em um conjunto de ações, políticas, regras e processos que regem uma organização específica direcionada para a gestão das ferramentas, recursos e soluções em TI. Adotar a governança de TI é implementar ações que visem o alinhamento do setor com as diretrizes e objetivos da empresa.  O grande norteador de boa parte das referências
em termos de governança de TI deriva-se de três vetores representados na figura 34: (C) controles efetivos que possibilitem a tomada de decisão assertiva, baseada em fatos e dados, internos ou externos à organização; (R) gestão dos riscos oferecidos pelos projetos e processos que a organização desenvolve e implementa; e, por fim, (T) transparência necessária ao negócio para compreender quais atividades a TI pode desempenhar de forma a agregar valor aos acionistas, à sociedade e aos demais stakeholders. Nesse sentido, surgem diferentes referências normalmente conhecidas por frameworks que guiam as organizações sobre como a TI pode oferecer processos padronizados, controles e mais  transparência ao negócio por meio de modelos de gestão que serão analisados com mais detalhe logo adiante. Entre os padrões mais largamente adotados, podemos citar Cobit® e ITIL®, sobretudo em resposta a requisitos de compliance.

Conceito de e-business é mais amplo, segundo esses mesmos autores, por incluir a prestação de serviços e o relacionamento com clientes, integração de processos ao longo da cadeia produtiva, colaboração com diversos parceiros de negócios, bem como as demais transações eletrônicas ocorridas no âmbito da organização, o que inclui, consequentemente, um amplo espectro de SIs

A figura 29 ilustra os três níveis onde a organização pode atuar, indicando que o e-commerce faz parte do escopo do e-business, este último, por sua vez, bem mais abrangente.

Figura 29 – Compreendendo e-business e e-commerce

[pic 2]

Fonte: Adaptado de Kalakota e Robinson (2002) e Turban et al. (2010).

Esses mesmos autores afirmam que o e-business contribui para redefinir valor por meio de velocidade do serviço, conveniência, personalização e preço em torno da informação transacionada:

a capacidade de agilizar a estrutura de informação e de influenciar e controlar seu fluxo é um serviço muito mais poderoso e eficaz em termos de custo do que o que de movimentar e produzir produtos físicos. A informação em torno do produto ou serviço é mais importante que o produto ou serviço em si (KALAKOTA; ROBINSON, 2002, p. 27).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (609.3 Kb)   docx (307.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com