O SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Por: Fani Martins • 18/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 98 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO – UNIGRANRIO
MÁRCIA CONCEIÇÃO DO ROSÁRIO
0901598
CONTABILIDADE
DUQUE DE CAXIAS
2018
INTRODUÇÃO
A maioria das pessoas não conhece a capacidade e a importância da contabilidade nas informações dentro das organizações. A maioria das empresas vê a contabilidade como uma mera área apenas necessária para calcular impostos e montagem de balanço. É extremamente necessário que se perceba as diversas atribuições da contabilidade, como possibilitar acesso a informações relacionadas a despesas, inventários, gastos com recursos humanos e matéria prima, as disposições financeiras, investimentos e análises de custos de produção. Faz-se necessário conhecer a influencia da contabilidade para todas as áreas de administração, incluindo o Marketing.
DESENVOLVIMENTO
Segundo Kotler (1998) Marketing é um “processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação e troca de produtos e valores com os outros.”
É muito comum as pessoas associarem o marketing unicamente à propaganda. Porém, o marketing é muito mais e vai muito além, como a responsabilidade pela administração mercadologia, identificação de necessidade dos seus clientes. Logo, a contabilidade entra como ajuda para analisar informações de produtos e clientes.
Temos, o que é chamado de Mix de Marketing ou de 4 P’s: Ponto, Produto, Promoção e Preço.
Ponto: locais em que os produtos serão disponibilizados para os clientes, se online, lojas físicas, se em mercados ou stands.
Produto: é o produto que será trabalhado e a forma que sua empresa disponilizara isso, como as cores, formas, funcionalidade;
Promoção: forma de divulgação do seu produto. Online, fanpage, rádio ou TV.
Preço: é o valor cobrado ou o valor do produto e a forma como esse valor será colocado para seu cliente (parcelas ou uma única vez);
A aplicação dos 4 P’s está em observar e adequar cada item à sua realidade e aplicar essa organização.
Todo gasto para produzir e divulgar é caracterizado como custo, que é uma das bases do preço, e esse é o primeiro processo a se analisar. Esse custo vai definir quando poderá utilizar para despesas administrativas, carga tributária, despesas de venda, e não operacionais, além dos lucros.
É de extrema importância conhecer o preço, para entender a margem de lucro que podemos ter e maximizar.
A contabilidade tem grande influencia na área de marketing. Ela tem dados, informações, números de histórico e atuais, e projeções futuras tanto de seus gastos ativos e passivos. Estes dados são com base nos estudos de despesas, receitas, resultados de comercio de produtos, força de vendas, região comercial, controles de armazenamento/estoques e investimentos.
O marketing trabalha em conjunto com a contabilidade no processo de lançamento de um serviço ou produto. A empresa precisa ter em mente de quanto poderá dispor de recurso financeiro para investir, e ai entra a contabilidade. Ela fornece os dados necessários para analise do projeto, criando um plano de contas, analisando relatórios. Essas analises de contas e projetos serão a base para verificar a evolução financeira do planejamento do produto.
A contabilidade também é necessária em casos de reformulação de produto, como participa diretamente do planejamento do produto, ela terá a função de equipar os funcionários responsáveis pela reformulação, as informações relacionadas ao desenvolvimento do produto, fornecer dados referentes a vendas, montante de receita, despesas, lucratividade e todas as informações históricas relevantes que vão auxiliar ao marketing no planejamento da reformulação.
Logo, percebesse a importância e a participação da Contabilidade ao Marketing, que somados ao trabalho conjunto com os demais departamentos, ajuda a empresa a obter lucro com base na satisfação dos consumidores e vantagem competitiva.
A Enron, talvez seja a empresa mais conhecida no que se refere a fraude e corrupção. A empresa era dedicada a exploração de gás natural e produção de energia de diversos tipos, e com o crescimento ostensivo passou também a explorar outras áreas de investimentos, como frequência de internet, e certo tipo de seguro climático para comércios sazonais. E com isso chegou a ocupar o ranking na 7° colocação de maior companhia americana, ainda tinha como vantagem a publicidade gerada pela imprensa e a desinformação da analistas de mercado.
...