O Sistema de Informação e Gestão financeira
Por: dudu ruan • 4/11/2023 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 44 Visualizações
ESTUDO DE CASO – SISTEMA DE INFORMAÇÕES
Havia bastante limitações de crescimento nas décadas de 70, 80 e 90 era comum nesses períodos a falta de sistemas de informações eficientes. Pela ausência de um sistema de informação que não abrange todos estes dados, as empresas com potencial de crescimento tiveram de reduzir o seu tamanho/crescimento.
Apenas com a chegada da revolução empresarial nos anos 2000 esta situação começou a ser tratada. As empresas tinham a necessidade de um sistema de informação capaz de integrar indicadores, segurança de dados para possíveis tomadas de decisões, enfim, um sistema onde a possibilidade de crescimento não seria reduzida novamente. Dessa forma surgiram sistemas capazes de suportarem essas informações e, suprindo essa necessidade, as empresas começaram a utilizar os ERPs, melhorando e criando oportunidade de melhor administração para os gestores tomarem melhores decisões apenas acessando um sistema.
O impacto dos ERPs é voltado para tomadas de decisões amplificadas, dados reunidos e centralizados, rotinas padronizadas e redução do gasto de tempo para a realização de uma tarefa. Com todas essas informações compiladas, o risco para uma tomada de decisão é reduzido.
ESTUDO DE CASO – GESTÃO FINANCEIRA
Para a compilação desses dados é necessário utilizar algum tipo de regime apresentado nas aulas, os regimes de Caixa e o de Competência evidenciam os dados contábeis para o gestor realizar sua análise.
PO Regime de Caixa se trata de um fluxo financeiro que registra apenas entradas e saídas monetárias, utilizada apenas por ONGS e entidades sem fins lucrativos devido a legislação;
O Regime de Competência por outro lado visa o desempenho econômico, ou seja, se houve ganho ou perda econômica em determinado período, este regime é o mais comum;
Agora, um exemplo: Houve uma despesa que ocorreu em maio, mas foi paga no mês de junho. No regime de caixa essa despesa é incluída no balanço de junho, pois o pagamento será feito em junho. No regime de competência, essa mesma despesa é incluída no mês de maio, mesmo que ela seja paga futuramente, ela é incluída no mês de maio pois é o momento em que a operação foi realizada.
...