O Surgimento da teoria sistêmica
Por: moniellylorenaaa • 15/3/2018 • Trabalho acadêmico • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 225 Visualizações
A teoria de sistemas surgiu da necessidade de síntese e integração das teorias já existentes. Se analisarmos com atenção, veremos que em cada teoria que já vimos havia alguma visão de sistema.
Taylor acreditava na sistematização para a seleção dos trabalhadores. Fayol percebia a administração como a integração de várias tarefas.
Surgimento da teoria sistêmica:
A TGS surgiu com trabalhos de biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Tem por finalidade a identificação das propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral, independentemente do tipo de cada um, da natureza de seus elementos componentes e das relações entre eles. A TGS procura entender como os sistemas funcionam.
(Exemplo do corpo humano: diferentes órgãos, com diferentes funções que em conjunto e interligados, formam um único sistema).
Conceito de sistemas:
O aspecto mais importante do conceito de sistema é a ideia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos de emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe em seus elementos em particular. Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudanças em todas as suas outras unidades. Em outros termos, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetara todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas.
Tipos de sistemas:
Podem ser classificados quanto a sua constituição, podem ser físicos ou abstratos.
Físicos: São compostos de equipamentos, de maquinaria e de coisas reais (hardware). Abstratos: São compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e ideias (software). Há uma complementaridade entre sistemas físicos e sistemas abstratos: os sistemas físicos precisam de um sistema abstrato para poder funcionar e desempenhar suas funções. A recíproca também é verdadeira.
Também podem ser classificados quanto a sua natureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos.
Fechados: São sistemas que não apresentam intercambio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influencia ambiental. Sendo assim os sistemas fechados não recebem influencia do ambiente e também não influenciam o ambiente. Abertos: São sistemas que apresentam relações de intercambio com o ambiente, através de entradas e saídas.
Sistema aberto x Sistema fechado:
O sistema fechado não se relaciona com o meio externo, já o sistema aberto, sim. Por exemplo, com as leis, a economia, com os fornecedores, com os clientes.
As organizações são vistas como sistemas porque o input e a transformação de energia em novas entradas que chamamos de feedback são transações entre a organização e o meio externo.
Exemplo da fábrica de papel. Input seriam as entradas de recursos externos: dinheiro, matéria prima, tecnologia, pessoas. A transformação seria a produção: o caminho da matéria prima até o produto final. O output é a saída de energias ou recursos, ou seja, do produto final, no nosso exemplo é o próprio papel. E o feedback ou retro alimentação seria o pagamento pelo produto, o ingresso de novos recursos para recomeçar o ciclo.
Sistemas em nosso dia a dia:
Diariamente convivemos com vários sistemas, inclusive em alguns deles fazemos parte, por exemplo, o sistema econômico, o sistema eleitoral. Cada sistema forma um conjunto de sistemas ainda maiores.
(exemplo do endereço: rua – bairro – cidade – estado – país e assim por diante)
Subsistemas:
Uma árvore, por exemplo, é um sistema formado de subsistemas, nada existe isoladamente, raízes, tronco, folhas e frutos. As árvores nascem, se desenvolvem e morrem. Todos os sistemas tem essa prerrogativa. Chamamos essa morte ou finalização de “entropia”.
Entropia: (exemplo da geladeira: com o tempo vai ficando desgastada, com a capacidade de gelar diminuída e consumindo mais energia).
Entropia reversa: (exemplo do conserto da geladeira). Esse processo também deve ocorrer dentro das organizações, claro que quando falamos de empresas o que se quer demonstrar é que a empresa pode estar enfrentando um processo de entropia, com o enfraquecimento das vendas, a queda na qualidade e a diminuição na fatia de mercado, mas isso pode ser recuperado, com esforços, estudos e ações especificas.
...