O TREINO PROPRIOCEPTIVO ADMNISTRATIVO
Por: _wendellsantana • 15/9/2020 • Monografia • 432 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
TREINO PROPRIOCEPTIVO
Wang (2008) a propriocepção representa o feedback sensorial que contribui para as sensações conscientes, postura geral e postura dos seguimentos. Esse feedback desempenha uma importante função na percepção consciente e inconsciente no movimento da articulação ou membro. O treino proprioceptivo aumenta a estabilidade corporal e articular, cinestesia ad articulação e reduz marcadamente o tempo de ativação dos músculos e articulações, ajudando no bem estar e desempenho do individuo.
De modo geral a propriocepção é a capacidade que nosso próprio metabolismo tem de avaliar em que local se encontra a fim de manter o equilíbrio perfeito parado, em movimento ou realizando maiores esforços.
A propriocepção pode ser dividida em propriocepção consciente, aquele que é realizado através de proprioceptores que permitem andar sobre uma corda bamba sem cair, por exemplo, e a propriocepção inconsciente, aquelas atividades involuntárias executadas pelo sistema nervoso, como por exemplo, a regulagem das batidas do coração. Os treinos que utilizam esse método são sempre indicados quando existem uma lesão na articulação, músculos ou ligamentos.
Os exercícios podem ser indicados ao paciente de acordo com o grau de dificuldade apresentado. Abaixo segue uma lista de exercícios organizados a partir do grau de dificuldade, elaborada por Pinheiro (2007):
- Caminhar numa linha reta durante 10 metros, com um pé à frente do outro;
- Caminhar por 10 metros em diferentes tipos de superfícies, como chão, colchonete, travesseiro;
- Caminhar numa linha reta usando apenas ponta dos pés, calcanhares, borda lateral ou interna do pé, de forma intercalada;
- O terapeuta fica atrás da pessoa e pede para que ela fique num pé só e passe a bola para trás, rodando apenas o tronco;
- Fazer 3 à 5 agachamentos com apenas 1 pé no chão, braços estendidos à frente, e depois com olhos fechados;
- Ficar de pé sobre uma superfície arredondada, como uma bola meio murcha ou balancim, por exemplo;
- Ficar num pé só sobre uma superfície instável como o balancim ou bola murcha e desenhar um círculo no ar;
- Pular na cama elástica, elevando um joelho de cada vez;
- De pé no balancim, fechar os olhos enquanto o terapeuta empurra a pessoa para desequilibrá-la e ela não pode perder o equilíbrio;
- Sobre uma superfície instável jogar bola com o terapeuta, sem desequilibrar.
A frequência desses exercícios poderás ser diária e realizada entre o tempo de 10 a 20 minutos desde que não provoque dor.
REFERÊNCIAS
PINHEIRO, Marcele. Propriocepção: O que é, para que serve e 10 exercícios proprioceptivos. Tua Saúde. Disponível em
<https://www.tuasaude.com/propriocepcao/>. Acesso em 11/08/2020.
Wang, L. Proprioception of ankle and knee joints in obese boys and nonobese boys: Clinical research. Medical science monitor, 14(3), 129 a 135.
...