O Trabalho Seminário Temático
Por: Silvana Santos • 20/3/2021 • Trabalho acadêmico • 521 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Seminário Integrador
Nome da Atividade: Trabalho de Pesquisa 2 (TP2)
Nome do Aluno: Amanda Pires Fonseca Matrícula: 17113110064
Nome do Aluno: Silvana Matrícula: 19213110001
Artigo de Referência: de ALVES, CASTRO E SOUTO (2013), “Processo de Institucionalização do Curso de Administração Pública a Distância em uma Universidade Federal”
(1) R: De acordo com ALVES, CASTRO E SOUTO (2013, p. 21)
Este trabalho objetivou analisar o processo de institucionalização do curso de graduação em administração pública a distância da Universidade Federal de Lavras e, especificamente, analisar as fases do processo de institucionalização e identificar evidências de isomorfismo e legitimação.
(2) R: De acordo com o resumo do artigo, para metodologia e coleta de dados “realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do curso, do Centro de Educação a Distância e do departamento de Administração e Economia, totalizando 11 entrevistas. Essas foram gravadas e transcritas. Após a transcrição, realizou-se análise de conteúdo temática com o apoio do software livre Weft QDA (Qualitative Data Analysis).”
(3) R: De acordo com os autores, o aquecimento na oferta de ensino superior pode ter cido gerado pela ampliação do crescimento econômico do país, tendo como obstáculo a escassez de mão de obra qualificada em diversos setores. Ainda segundo os autores, a proposta de democratização do ensino do Plano Nacional de Educação 2001-2010, pode ter sido também, outro fator para tal aquecimento, onde o governo efetivou políticas públicas a fim de acelerar o crescimento da educação superior.
(4) R:
(5) R: De acordo com ALVES, CASTRO E SOUTO (2013, p. 22), “que tem por objetivo geral formar profissionais com amplo conhecimento em administração pública, capazes de atuar no âmbito federal, estadual e municipal, administrando com competência e ética as organizações governamentais e não governamentais.”
(6) R:
(7) R: Isomorfismo é a relação entre relações homogêneas de dois ou mais termos, que consiste na correspondência de termo a termo entre os termos da relação. Limita a escolha de estruturas de uma organização e um conjunto de combinações aceitáveis dentro do seu campo de atuação. Existindo assim, o isomorfismo coercitivo, mimético e normativo.
(8) R: De acordo com o artigo, a institucionalização é o processo de assemelhação ou transformação de alguma coisa em uma instituição, entendendo essa como uma associação ou organização de caráter social, religioso e filantrópico. A institucionalização pode ocorrer através de interação intensiva e requer muito tempo, mas também pode ocorrer rapidamente e com pouca interação social.
(9) R: Segundo Tolbert e Zucker o processo de institucionalização é dividido em três fases: habitualização, objetivação e sedimentação. Primeiramente, a fase de habitualização surge com a doação de novos arranjos estruturais. Já a objetivação envolve o desenvolvimento de um grau de consenso social entre os decisores da organização a respeito do valor da estrutura e da crescente adoção pelas organizações. A institucionalização total envolve sedimentação um processo que fundamentalmente se apoia na continuidade da estrutura e, especialmente, na sua sobrevivência, através de gerações de membros da organização.
...