OS FATORES DE PRODUÇÃO
Por: magnolia • 21/3/2016 • Trabalho acadêmico • 538 Palavras (3 Páginas) • 335 Visualizações
RESUMO
SOBRE
FATORES DE PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
PROFESSOR: L. CARLOS
GUARULHOS
2015
FATORES DE PRODUÇÃO
TERRA, TRABALHO E CAPITAL
- RECURSOS NATURAIS (Terra): Podem ser considerados recursos naturais todos aqueles que vierem da natureza e puderem ser incorporados em atividades econômicas. Variam em quantidade e qualidade, cada país tem seu sistema pra extração dos mesmos.
- MÃO DE OBRA (Trabalho): É a População economicamente ativa (PEA) pois é ela que tem a capacidade de transformar a matéria prima (Recursos naturais) em produtos acabados.
- CAPITAL: Este é o fator de produção que mais qualifica ou melhora o resultado do bem final. Estamos falando de um conjunto de estruturas que a sociedade dispõem para a produção de fato. Dinheiro, máquinas, prédios e equipamentos todos podem ser considerados capital.
- FLUXO CIRCULAR DA RIQUEZA.
Basicamente existem 4 tipos de agentes na economia… as Famílias (consumidores), as Empresas (produtores), o Governo (quem tributa) e o Resto do Mundo (Famílias, Empresas e os Governos de outros países). EXISTEM DOIS TIPOS DE FLUXOS, OS REAIS E OS MONETÁRIOS.
- O PRIMEIRO É A FAMÍLIA; é a troca de fato entre bens e produtos versus fatores de produção. FAMÍLIA necessita de diversos itens para sua sobrevivência, como alimentos, vestiário e serviços em geral (água, gás, energia). Para suprir essas necessidades, ela deve ir ao mercado de bens e serviços que é onde as Empresas estão oferecendo seus produtos para suprir a demanda existente. A empresa oferta seus bens e serviços no mercado enquanto as famílias os demandam.
- SEGUNDO FLUXO É A EMPRESA é a transferência de valores monetários, dinheiro por assim dizer. Para as empresas produzirem, elas precisam dos fatores de produção (Terra, Trabalho e Capital). Aonde elas poderiam conseguir tais fatores? No mercado de fatores de produção.
NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS…Quando uma Família demanda algum bem, ela vai ao mercado de bens e serviços e precisa pagar por eles. Gera uma despesa para ela e um desembolso monetário. Por outro lado, quando a Empresa está no mercado ofertando seus bens e serviços, ela cobra por eles gerando uma entrada monetária, ou uma receita.
...