TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPAIS PONTOS DE FALCONI PARA GERENCIAR O DIA A DIA NA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  26/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN 

Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM 

Curso de Administração – CAD 

Disciplina: Qualidade Total

Prof. Laércio

Discente: Anderson Figueredo Alves  

OS PRINCIPAIS PONTOS DE FALCONI PARA GERENCIAR O DIA A DIA NA ORGANIZAÇÃO

O livro de Falconi vem mostrar os pontos que devem ser considerados para gerenciar o dia a dia na empresa com eficácia. Ele mostra a importância de diferenciar cargo e função. Sendo que cargo é uma posição e função são as atividades inerentes à essa posição na hierarquia organizacional.

O gerenciamento de rotina do trabalho é centrado em: na perfeita definição de autoridade e da responsabilidade de cada pessoa; na padronização dos processos de trabalho; na monitoração dos resultados destes processos e sua comparação com as metas; na ação corretiva no processo, a partir dos desvios encontrados nos resultados, quando comparados com as metas estabelecidas; num bom ambiente de trabalho (5S) e na máxima utilização do potencial mental das pessoas e; na busca contínua da perfeição.

Quanto melhor for o gerenciamento da rotina, mais tempo irá dispor o gerente para participar do gerenciamento interfuncional. O gerenciamento da rotina do dia a dia pode ser definido como as ações e verificações diárias conduzidas para que cada pessoa possa assumir as responsabilidades no cumprimento das obrigações conferidas a cada indivíduo e a cada organização. Ele é a base da administração da empresa devendo ser conduzido como máximo cuidado, dedicação, prioridade, autonomia e responsabilidade.

É mostrado no livro que os gerentes enfrentam muitas dificuldades no momento de estabelecer mudanças vistas como necessárias para que determinadas metas possam ser cumpridas, pois os colaboradores temem a mudança e isto dificulta muito o processo, fazendo com que o gerente estabeleça ainda mais seu espírito de liderança sobre seus liderados passando confiança para estes. Para conduzir mudanças o líder deve agir da seguinte maneira: passar o conhecimento do tema ao pessoal e depois ensinar pessoalmente cada colaborador a aplicar esse conhecimento deixando-os fazer e acompanhando do início e sempre elogiando o bom resultado para motivar o pessoal.

Não é possível ter um plano de melhoria de gerenciamento que seja igual para todas as empresas, pois cada empresa é um caso diferente. Tem uma cultura diferente e está em um avanço gerencial diferente. É aconselhado estabelecer um plano de gerenciamento de rotina excelente em dois anos, no máximo. Depois montar um plano de gerenciamento da rotina para sua própria gerência. Um meio de melhoramento da gerência de rotina é a implantação do 5S, pois ele promove o aculturamento das pessoas a um ambiente de economia, organização, limpeza, higiene e disciplina, fatores fundamentais à elevada produtividade.

A função principal de um gerente é atingir metas. O segredo para um bom gerenciamento está em se saber estabelecer um bom plano de ação para toda meta de melhoria que se deseja atingir. Outro segredo é estabelecer com clareza aonde se quer chegar com seu item de controle, levantando informações sobre o tema em questão e verificando as causas que o estão impedindo de chegar lá. E por fim devem-se propor ações ou contramedidas contra cada cauda importante. Esses segredos são válidos para qualquer nível gerencial, inclusive diretores. Gerentes devem se planejar.

O instrumento básico do gerenciamento da rotina de trabalho do dia a dia é a padronização. Esse instrumento indica a meta e os procedimentos para a execução dos trabalhos, de tal maneira que cada um tenha condições de assumir a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho. Não existe gerenciamento sem padronização.

No gerenciamento utiliza-se o fluxograma com o objetivo de garantir a qualidade e de aumentar a produtividade. Todos os gerentes, em todos os níveis, devem estabelecer os fluxogramas (padrões) dos processos sob sua autoridade. Por exemplo: compras, vendas, previsão de vendas, planejamento estratégico, faturamento, contabilidade, assistência técnica, desdobramento das diretrizes, desenvolvimento de novo produto, estabelecimento de canteiro de obras, manutenção preventiva, etc. Sempre se deve começar do fluxograma da atividade prioritária ou crítica. Esse produto deve ser determinado mediante reunião com os supervisores. As atividades prioritárias são aquelas em que: se houver um pequeno erro, afetam fortemente a qualidade do produto; já ocorreram acidentes no passado e; ocorrem “problemas” na visão dos supervisores e na sua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (210 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com