Obsolescência Programada: Tempo certo para morrer
Por: catianenveloso • 18/4/2016 • Resenha • 399 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Resenha Crítica
Obsolescência programada: tempo certo para morrer
Roberta Nunes, jornalismo científico da UFOP – 1 de março, 2013.
O texto obsolescência programado escrito pela autora Roberta Nunes trata da forma como os produtos atualmente fabricados são tão frágeis e fáceis de quebrar. Com o passar dos temos é fato que a tecnologia e o mercado vêm influenciando a forma como a indústria vem se portando, querendo garantir cada vez mais lucratividade e sucesso. Diferentemente dos tempos atrás os produtos fabricados atualmente costumam ter pouca durabilidade que é justamente uma prática intencional da indústria, fazendo assim com que os produtos tornem-se obsoletos. Se pensarmos é contraditório a tecnologia permitir que os produtos sejam cada vez mais avançados e melhores, e da mesma forma os tornam ultrapassados em pouco tempo, fazendo com que prejudique também o meio ambiente, por causa da grande quantidade lixo sendo descartado em curtos períodos de tempo. Algo muito percebido no texto é que a indústria através desta prática une-se a outras iniciativas que fomentam as compras e contrariando as ações sustentáveis.
O texto traz na visão do professor José Abrantes, pesquisador em Engenharia Mecânica do Centro Universitário Augusto Mott, que essa prática não passa de individualismo, consumismo e desperdício, pois é fato que com a alta variedade de produtos sendo lançado a todo o momento aumente o lixo eletrônico principalmente e consequentemente venha a prejudicar de forma direta o meio ambiente significando que a sustentabilidade embora muito falada não seja efetivamente praticada.
Em síntese percebemos que a obsolescência programada tem sido algo muito forte atualmente fazendo com que os consumidores passem a adquirir novos produtos não só por que o antigo esta quebrado, mais sim ultrapassado, pois este é o principio da coisa. Apesar de a tecnologia nos proporcionar bons produtos, com alto valor agregado e várias funcionalidades, torna-se um problema por que esses produtos são consumidos por modismo e assim facilmente descartados após o próximo lançamento. Portanto percebemos com o texto que esse tipo de produto por mais que traga lucros para a indústria afeta o meio ambiente juntamente com as ações sustentáveis e a meu ver traz mais prejuízos do que benefícios para sociedade, pois em relação à sustentabilidade esses produtos sendo descartados de forma inadequada podem trazer danos às futuras gerações e também essa prática só visa o lucro das indústrias sem se preocupar muito com o consumidor que é diretamente afetado mesmo que sem perceber.
...