Os Desafio profissional
Por: paloca2012 • 8/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.932 Palavras (8 Páginas) • 290 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO EAD MACEIÓ - ALAGOAS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
PAULO HENRIQUE SAMPAIO MENDONÇA - 8562955146
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
Prof.ª Tutora EAD: Vanessa P Mendonça Freires
MACEIÓ - AL
21 de Maio de 2016
PAULO HENRIQUE SAMPAIO MENDONÇA - 8562955146
DESAFIO PROFISSIONAL
Estudo e Análise Financeira da Empresa PlastSuco
Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de ANÁLISE DE INVESTIMENTOS; CONTABILIDADE DE CUSTOS; ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS; GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
Orientador(a): Vanessa P Mendonça Freires
MACEIÓ - AL
21 de Maio de 2016
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PASSO 01 - Análise da viabilidade econômica do projeto. 5
3 PASSO 02 - Projeção do fluxo de caixa para os 4 primeiros meses. 7
5 PASSO 03 - Elaboração do demonstrativo de resultado do exercício. 8
6 PASSO 04 – Elaboração do balanço patrimonial. 9
7 PASSO 05 - Vantagens da exportação do produto. 10
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
- INTRODUÇÃO
Com este trabalho iremos conhecer os tipos de investimentos, saber como é a rentabilidade de cada um deles, e visualizaremos as oportunidades de negócios. Conheceremos todos os elementos necessários, para efetuar o cálculo de viabilidade econômica. Obteremos todos os elementos necessários para a decisão, a respeito da viabilidade de nosso projeto, se ele poderá ser aceito ou não.
- PASSO 01 - Análise da viabilidade econômica do projeto.
O fluxo de caixa baseia-se nos lucros e prejuízos futuros, ou seja, um investimento que ainda não foi implantado. Essa análise de investimento se resume em verificar, se esse fluxo de caixa do projeto tem viabilidade econômico-financeiro de realização, observando assim se o investimento é viável ou não. A seguir ele é representado da seguinte forma:
- Dados Referentes ao Investimento em Infraestrutura:
[pic 2]
Legenda:
- MP = Matéria Prima
- MOD = Mão de Obra
- CIF= Custos Indiretos de Fabricação
- Fluxo de Caixa do Projeto para um período de 05 anos:
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Analise:
- Taxa Mínima de Atratividade (TMA): 15%
- Valor Presente Liquido (VPL): R$ 23.791,91
- Prazo de Retorno (payback): Retorno dá-se em 04 anos e 28 dias
- Taxa Interna de Retorno (TIR): 16,1%
Mediante as informações obtidas acima, verificarmos a TIR do projeto de 16,1% ao ano e o valor da TMA que foi estipulada em 15% ao ano, por tanto se conclui o aceite do projeto, pois o retorno encontrado é maior do que o estipulado.
- PASSO 02 - Projeção do fluxo de caixa para os 4 primeiros meses.
A montagem do fluxo de caixa do investimento com depreciação e IR. A montagem do fluxo de caixa projetado de um investimento, apesar de considerar o princípio de caixa muitas vezes utiliza-se de alguns conceitos contábeis, tais como receitas, custos e lucro, a fim de auxiliar a sua estruturação. Uma das técnicas mais utilizadas para a montagem do fluxo de caixa é o cálculo do lucro líquido projetado do investimento para os próximos e sua conversão em fluxo de caixa. A utilização, a princípio, de conceitos contábeis é útil na medida em que a empresa já está estruturada no seu setor de contabilidade para gerar essas estimativas. Assim, aproveita-se a estrutura do setor contábil para gerar projeções de valores contábeis e, então, transformam-se esses valores em fluxo de caixa. Então a projeção do fluxo de caixa para os 4 meses, seguira dessa forma:
[pic 6]
Analise:
- Conforme pode ser observado o Capital de Giro disponibilizado para esse período foi suficiente.
- PASSO 03 - Elaboração do demonstrativo de resultado do exercício.
A DRE tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida (dedutiva) o resultado do exercício, diante do confronto das receitas auferidas e dos custos e despesas incorridas, operacionais e não operacionais, que formam o lucro ou prejuízo no período por ela abrangido, além de indicar, também, a receita líquida e os lucros (ou prejuízos) bruto, operacional e líquido.
[pic 7]
Analise:
- Conforme pode ser observado nesse primeiro Ano de exercício, foi obtida a Lucratividade de R$ 3.005,10, representando 0,51%.
- PASSO 04 – Elaboração do balanço patrimonial.
A rentabilidade é um importante indicador de desempenho de um negócio. Serve para medir o potencial que o negócio tem em se pagar, com base no investimento realizado em sua aquisição ou estruturação. Para se chegar à rentabilidade, basta dividir o lucro da empresa, aferido em um determinado período de tempo, pelo valor do investimento inicial (ou o valor atual da empresa). O resultado, em percentual, representará a rentabilidade deste negócio no período correspondente.
...