Os Direitos Humanos e Cidadania
Por: eduardaliveira46 • 30/5/2021 • Resenha • 378 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
ULBRA Gravataí, 2021
Eduarda Martins de Oliveira
Disciplina de Direitos Humanos e Cidadania
O Valor de um Sonho
Assistir a depoimentos de histórias como a de Felipe Caetano traz a oportunidade de fazer uma análise mais profunda de como a sociedade enxerga a importância dos sonhos. Será que enxerga?
E se relembrarmos sobre algumas partes dos conteúdos apresentados nesta disciplina, podemos então correlacionar a interferência que a sociedade tem quando apresenta a crença de que o sonho é apenas um desejo subjetivo e não uma ferramenta concreta de grandes realizações sociológicas.
Como um exemplo simplório, podemos interligar de forma metafórica os princípios da Carta Magna: De onde veio o “desejo” de se ter liberdade, igualdade e fraternidade?
É relacionando essas reflexões que é possível observar o quanto o mundo se equivocou e ainda está se equivocando com relação a própria liberdade, pois talvez se nesses anos todos da história do Direitos Humanos a sociedade respeitasse os sonhos de cada um como um potencial coletivo, não acabaríamos findando em desejos tão perversos e cruéis frutos do egoísmo.
Podem pensar que a história do Felipe é só um átomo de um fio emaranhado nessa batalha e sim, pode parecer banal ou pode parecer óbvio que uma criança não tenha que trabalhar, assim como pode parecer óbvio que uma criança não mereça morrer torturada por negligência, como infelizmente assistimos em rede nacional na semana passada com o caso Erick e como infelizmente sabemos que acontecem milhões de maus tratos e abusos infantis todos os dias fora das telas.
Será que se ganhássemos apoio e credibilidade para sonhos como o de Felipe e de tantos projetos que existem mundo a fora lutando pela defesa do Direitos humanos, não teríamos uma sociedade mais justa e segura?
Portanto, sabemos que temos um caminho longo a percorrer nessa batalha, mas é preciso exigir mais principalmente do Estado com a criação de projetos que ajudem as pessoas a saírem de situações de vulnerabilidade social e emocional, bem como aproveitar a oportunidade que se tem com uma geração onde tudo é divulgado e engajado para unir a divulgação de causas importantes sociologicamente e num sentido cultural, desejando mais profundo:
Não deveríamos duvidar que um sonho pode ser o trajeto completo do primeiro passo de um desejo.
...