Os Elementos de Marketing
Por: Joana Crispim • 9/12/2023 • Trabalho acadêmico • 551 Palavras (3 Páginas) • 79 Visualizações
Ao longo dos anos, o mercado mundial vem enfrentando demandas e mudanças cada vez mais claras, principalmente quando direcionamos o olhar à experiência de consumo do cliente, aos hábitos de consumo e a relação dos consumidores com as diretrizes de valores de determinada marca ou produto. Muito além do preço, grande parte do público consumidor busca identificação e representação pelo produto que está adquirindo.
A Loop, empresa do grupo TerraCycle, nasceu de uma demanda global, nasceu da necessidade de reduzir a quantidade de lixo e diminuir os resíduos produzidos por bens de consumos não duráveis que estão presentes no dia a dia de grande parte da população mundial. Esta necessidade está diretamente ligada à geração de valor da empresa, onde o cliente supre a necessidade de contribuir com uma causa, consumindo um produto engajado em determinados fatores – neste caso, principalmente o ambiental.
Com o formato da Loop podemos dizer que o usuário fará aquisição de um produto que gera pouco, ou quase nenhum, impacto ambiental. Logo, há inúmero meios para promover o engajamento deste novo formato de consumo, isso torna a Loop uma empresa competitiva e inovadora em todo o mundo.
Diferente de um produto com embalagem reciclável ou refil, os produtos vendidos no formato da Loop possuem embalagens produzidas com materiais que permitem lavagem e reutilização, sem necessidade de reenviar a embalagem para processamento primário na indústria, colocando o consumidor de frente com a economia circular de forma muito mais ligeira e prática.
Uma grande sacada da Loop foi buscar grandes players do mercado para lançarem suas versões com embalagens retornáveis, com design diferenciado e disponibilizar estes itens em grandes redes e, também, em uma plataforma própria. Descartando a necessidade de lançar uma nova marca que entraria na concorrência de um mercado já estabelecido. Aqui, vemos a mudança de abordagem de dois dos P’s do Marketing, o Produto e a Praça.
De acordo com o Manual de Oslo, “a implementação de um produto, seja novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização, no local de trabalho ou nas relações externas é o que se chama de inovação”.
Um caso similar de inovação e mudança de abordagem nos 4Ps em Marketing que é um sucesso absoluto é o Spotify, uma plataforma online de streaming com duas modalidades de conta, a gratuita e a paga – esta oferta de alternativas com opções de pagamento ou não, é um exemplo de abordagem de um dos Ps, o preço. Na modalidade gratuita o usuário é impactado por propagandas e anúncios ao longo do uso, diferente da versão paga, onde o usuário não sofre com interferências de publicidade e ainda pode baixar as músicas para escutar de forma offline.
De acordo com Daniel Ek, fundador da empresa, “o serviço nasceu com a ideia de oferecer um serviço que fosse mais prático que o download ilícito de músicas, ao mesmo tempo em que compensasse a indústria. A proposta caiu no gosto do público e atraiu acordos com gigantes do mercado, como Universal Music, Sony BMG, EMI Music e Warner Music Group”.
A empresa oferece um produto que já era consumido de forma pirateada, porém com maior qualidade e de forma legal, com fácil acessibilidade, com acordo e apoio de grandes empresas do mercado.
...