Os Fundamentos da Administração
Por: LaryssAlencar • 5/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
LARYSSA DE AGUIAR SANTOS
FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO:
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
Boa Vista – RR
2015
LARYSSA DE AGUIAR SANTOS
FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO:
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
Trabalho avaliativo da disciplina de Introdução à Administração do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Roraima.
Professor: Carlos Vicente Joaquim.
Boa Vista – RR,
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO3
- FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO4
- PLANEJAMENTO4
- ORGANIZAÇÃO4
- DIREÇÃO5
- CONTROLE5
- CONCLUSÃO6
REFERÊNCIAS BILBLIOGRÁFICAS7
INTRODUÇÃO
A administração como atividade é um processo que se compõe, pelo menos, de quatro funções principais: planejamento, organização, direção/liderança e controle.
Planejar é determinar os objetivos e o modo como podem ser alcançados. Organizar é dividir trabalho, agrupar atividades, designar pessoas para execução, distribuir e alocar recursos, coordenar e integrar esforços, tudo em função dos objetivos e planos traçados. Dirigir é comandar e coordenar indivíduos, grupos e ações, processo que se relaciona à interpretação dos objetivos, motivação, liderança e resolução de conflitos. Controlar é verificar se as atividades estão conduzindo ou não ao alcance dos objetivos estabelecidos e dos resultados esperados.
Este processo é dinâmico, interativo, de tal modo que as quatro funções estão em permanente diálogo entre si. Nenhuma pode ser realizada ou compreendida isoladamente, já que a administração é exatamente a combinação cíclica e recorrente dessas funções.
O presente trabalho visa apresentar as impressões do aluno sobre as quatro funções sem pretender esgotar o assunto, uma vez que a administração é uma atividade inexata e intangível que envolve diversos meandros e tentar abraçá-los em uma única obra acadêmica é tarefa inexequível.
FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO
O planejamento é o processo de análise da situação interna, do ambiente externo e do impacto desses cenários sobre a organização, a fim de definir os objetivos a serem atingidos e deliberar sobre planos adequados para alcançar esses objetivos. Em poucas palavras, o planejamento requer um conhecimento da organização e do ambiente em que ela está inserida.
O planejamento está presente em todas as camadas hierárquicas da organização, sendo proposto inicialmente e de maneira generalizada no nível estratégico e depois sofrendo especificidades para adaptar-se aos níveis tático e operacional. Esta função não pode ser algo solitário, criado por um administrador isolado. É um processo a ser elaborado em conjunto com todos que serão atingidos por ele e o implementarão, conferindo maior comprometimento com a causa da empresa.
Os administradores modernos procuram pensar estrategicamente e não apenas para emergencialmente – proação ao invés de reação. Por isso, ganha força o conceito de planejamento estratégico (processo contínuo e sistemático de estruturar e esclarecer os caminhos da organização e os objetivos que ela deve alcançar, com compreensão integral dos fenômenos) e de administração estratégica (processo estruturado a conceber, materializar e reavaliar continuamente o planejamento estratégico).
ORGANIZAÇÃO
Uma vez estabelecidos os objetivos e estratégias da organização, a próxima etapa do processo administrativo consiste em reunir e organizar os recursos da empresa para alcançar tais objetivos. A função organização quer dizer divisão de trabalho, agrupamento de atividades, designação de pessoas, alocação de recursos, coordenação de esforços e melhor aproveitamento possível de todos os recursos disponíveis, sejam humanos, tecnológicos, materiais ou financeiros.
Esta função é uma das mais sofisticadas e demanda o exercício de uma capacidade analítica apurada por parte dos gestores. Trata-se de um espaço de tomada de decisões complexas e abrangentes que incluem: analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados; dividir o trabalho, de acordo com os critérios mais apropriados; definir as responsabilidades pela realização do trabalho; definir os níveis de autoridade e desenhar a estrutura organizacional que pode ser territorial (critério geográfico de divisão do trabalho), por produto, por cliente e tantas outras, cabendo ao administrador identificar qual melhor se adapta à realidade de sua organização.
DIREÇÃO
Direção é capacidade e habilidade administrativa de supervisionar e orientar os recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais – alocados nas atividades das organizações, visando otimizar o processo decisório direcionado ao alcance dos resultados estabelecidos no planejamento. Esta função está correlacionada àquele algo mais da atuação dos administradores: identificar quem é quem, liderar.
Trata-se de uma tarefa desafiadora, uma vez que busca a harmonia em uma relação geralmente conflituosa: a compatibilidade entre os objetivos individuais com os da empresa. Assim para o exercício dessa função, torna-se necessária a compreensão da dinâmica das pessoas, individualmente e em grupo, no contexto organizacional. Indivíduos e grupos manifestam padrões diferentes de comportamento, e essas diferenças devem ser conceitualmente compreendidas para ser empiricamente aplicadas.
...