Os Fundamentos da Administração
Por: Yris Pires • 24/6/2017 • Trabalho acadêmico • 287 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
Curso Fundamentos da Administração
Carga horária de 60h. Realizado no site veduca.org ministrado por Hélio Janny Teixeira: Bacharel em Ciências Econômicas (FEA-USP), Bacharel em Administração de Empresas (FGV), Mestre em Administração (FEA-USP) e Doutor em Administração (FEA-USP).
Neste curso tive uma base geral de Administração desde o conhecimento da mesma como uma ciência social, visão sistêmica e áreas funcionais, as diversas escolas que dão base à Administração, como planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização, trabalho gerencial e função do administrador.
Crítica e Conclusão:
Esse curso foi muito enriquecedor. Com seus temas sucintos, porém abrangentes tive uma vasta informação sobre como administrar uma empresa. Aprendi que a administração é um corpo novo, sistematizado a partir do início do século XX. Ela não tem uma guia comum para tudo, por isso é preciso ter cuidado com modismos. A melhor maneira de se administrar é com uma análise aprofundada, visão do conjunto e entendimento das circunstâncias reunindo e aplicando da melhor forma possível, os recursos disponíveis.
Tive uma boa noção sobre: Ciclo PDCA e sua aplicação. Lei Sarbanes/Oxley dos Estados Unidos como um exemplo a ser usado na ética empresarial. Marketing e os 4 P’s. Gestão de pessoas e gestão financeira. Cadeia de valor de Porter. Pensamento e enfoque sistêmico, teoria geral dos sistemas e a quinta disciplina. Administração como um sistema aberto, Taylor, Ford e Fayol. A pirâmide de Maslow. Sistema de comunicação. Estruturas mecanicista, orgânica e desfronteirização. Motivação e liderança. Tipos de indicadores (Balanced Scorecard) e construção de agenda no sentido de como trabalhar com o tempo.
Enfim, é um curso amplo que nos faz entender o quão importante e necessária é a Administração. Como disse Peter Drucker:
“Gerenciamento é substituir músculo por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento e força para cooperação.”
...