Os Fundamentos da Administração
Por: Souzinha Pacheco • 16/3/2022 • Relatório de pesquisa • 2.105 Palavras (9 Páginas) • 1.809 Visualizações
[pic 1] | ATIVIDADE ESTRUTURADA |
DISCIPLINA: Fundamentos da Administração | |
NOME: RILDO DO SOCORRO PACHECO | |
TURMA: STEVEN LEVITT 2022/1 – 3 (M1) | DATA: 15 / 03 /2022 |
Prezado estudante
A Atividade Estruturada é uma apresentação de um Relatório, no qual o aluno deverá discorrer a respeito de suas vivencias relacionadas aos temas abordados no conteúdo da disciplina evidenciando a correlação entre a teoria com a prática. A Atividade Estruturada deverá contemplar a aplicabilidade da temática apresentada na disciplina as suas respectivas reflexões na prática de seu dia a dia e as suas contribuições no mercado contemporâneo.
Na elaboração da atividade estruturada o aluno deverá atentar-se na formatação de parágrafos que deverão ser nas medidas padrão dos relatórios acadêmicos (fonte em arial 12, espaçamento de 1,5 entre as linhas, com margens superiores 3 cm, inferiores 2 cm, lateral direita 2 cm, lateral esquerda 2,5 cm, os parágrafos devem iniciar com 7 espaços da margem e as citações deverão ter recuo diferenciado estando sempre justificados).As referências bibliográficas possuem espaçamento “simples” entre as linhas.
Orientação da Atividade:
Prezado estudante,
com base no conteúdo da disciplina Fundamentos da Administração, apresente um relatório (utilizando esta Matriz), descrevendo uma reflexão, baseada em sua experiência profissional, ou em cases (exemplos de empresas na internet).
A partir de uma Administração Contemporânea, é perceptível as mudanças nos ambientes corporativos, sejam pelos aspectos competitivos, tecnológicos, econômico e social, variáveis essas que desafiam o profissional diariamente a ter um olhar sistêmico (um olhar global) e humanístico, a partir destas premissas, quais os desafios do gestor diante de uma administração com foco nas habilidades e competências de seus colaboradores?
1. INTRODUÇÃO
Assim como todo profissional em seu local de trabalho tem suas responsabilidades, o gestor também tem a s suas e, dentre elas, a responsável por administrar e coordenar as atividades de sua área. Gestor é um termo comum no mundo corporativo e administrativo. Geralmente, o gesto ocupa cargos que exigem um bom conhecimento técnico de cada atividade labora de uma empresa. Além de ser o responsável pelas tomadas de decisões, liderar e comandar processos das organizações, deve ter habilidade em fazer tudo isso, da melhor forma possível, seja de complexidade notável ou simplicidade para desempenhar um trabalho .
Para lograr êxito em suas atividades, um gestor não pode trabalhar sozinho nem querer resolver tu do conforme sua disponibilidade , a seu tempo. Para garantir uma boa atuação e cumprir com seus objetivos, ele precisa de uma equipe que o auxilie nas metas estabelecidas, age como um facilitador, coordenando as tarefas e otimizando procedimentos para cumprir com o cronograma da empresa. A eficiência da equipe e a conclusão de suas metas, dependem do trabalho de um bom gestor. É importante ressaltar que gestor e gerente são funções diferentes, apesar das similaridades. O gerente possui um papel mais administrativo, focado no desenvolvimento de estratégias de negócio e no gerenciamento sistêmico de setores do negócio. O gestor por sua vez, atua próximo da equipe, criando um ambiente harmônico e favorável para sua equipe.
Portanto, o gestor, tem a função de interligar d a melhor for a possível os relacionamentos entre colaboradores e a empresa. Como nem toda interação humana são flores num jardim, e nem toda atividade laborativa funciona como um relógio suíço, a gestão de uma empresa pode trazer inúmeros desafios para o gestor, pois “incentivar a independência e proatividade pode ser um enorme desafio, mas que certamente valerá à pena em um cenário de longo prazo (SBCoaching, 2018)”.
Ser gestor não é para qualquer um. Exige comprometimento com os objetivos da empresa e é preciso estar pronto para resolver conflitos sem perder tempo e focar sempre no aperfeiçoamento de sua equipe.
Apesar da complexidade de gerir os conflitos e entender sobre todos os setores e serviços da empresa, existe outras preocupações que um profissional da área deve se preocupar e vamos desbravados e adentrar nesta área no decorrer deste trabalho.
2. METODOLOGIA
O método utilizado para a elaboração do trabalho apresentado é apenas exploratório, através de pesquisas na internet em sites de algumas empresas e blogs de assuntos correlatos, aplicando revisão literária sobre o assunto pesquisado.
Para dar mais um passo em frente nesta jornada de trabalhos teóricos deste maravilhoso curso d e gerenciamento de recursos humanos, nesta fática conexão entre o escritor e o leitor, vão além de pesquisas na internet, artigos e periódicos. O conhecimento adquirido é o principal oxigênio que dá vida ao texto, mesmo que simples, mas objetivo.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os trabalhadores são a força dinâmica de um ambiente empresarial. São a íntima e direta relação entre a presença e qualidade deles e a produtividade da organização. Portanto, equivocadamente, alguns pensam que gerir pessoas é uma tarefa muito fácil, mas há quem diga que, seria mais fácil trabalhar com animais. Embora seja u m campo cada vez mais proeminente e ardiloso na esfera empresarial, muitas provocações da gestão de pessoas fazem parte da rotina laboral dos Recursos Humanos.
Dentre os maiores de safios de um gestor na gestão de pessoas, sete são muito comentados e podemos achar a melhor forma de aprimorar os meios e técnicas de reduzir estes medos , fazendo com que uma empresa tenha uma extraordinária performance e destaque -se frente à concorrência :
∙ Identificação de pessoas capacitadas;
∙ Manter a motivação de sua equipe;
∙ Desenvolver e capacitar os colaboradores;
∙ Engajar colaboradores;
∙ Administrar gerações diferentes;
∙ Cuidar do clima organizacional;
...