Os Fundamentos da Administração da Produção
Por: Vinícius Pizzatto • 6/4/2018 • Artigo • 1.332 Palavras (6 Páginas) • 196 Visualizações
Lead Time – Gestão na Cadeia de Suprimentos
Gabriel Pires, Tiago Araujo, and Vinícius Pizzatto.
Abstract
This work aims to establish the minimum stock in a production line of a cakes factory. We identified points in the process to be improved with the use of tools: Software Arena, Lead Time and Kanban that helped us create the minimum inventory. After carrying out studies and data collection, the necessary tools were applied so that we obtain a measurable value for the minimum stock, aiming at the continuous supply of the manufacturing process.
Keywords: Lead Time; Supply Chain; Kanban
- INTRODUÇÃO
Em um cenário cada vez mais competitivo e com clientes mais exigentes, cada vez mais focados em qualidade e outros fatores ligados a competitividade, uma questão vem preocupando e atentando as empresas, a busca por novos mecanismos, novas formas de conseguirem resultados mais rápidos, otimizando os processos, reduzindo os prazos de entrega, e eliminando os desperdícios. Com esses fatores as empresas devem buscar formas de atender o mercado que está em constante evolução. Existem para isso ferramentas de qualidade, por exemplo, Lead Time. Define-se Lead Time como sendo o tempo do caminho crítico da manufatura (Manufacturing Critical-Path Time), ou MCT, utilizou-se também a ferramenta Gráfico de Gantt, que serve para modelar as tarefas necessárias para realizar um projeto. Essa ferramenta foi criada por Henry L. Gantt em 1917.
Hoje muitas empresas veem a Cadeia de Suprimentos apenas como um simples controle de estoque, porém, a gestão na cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo: fábrica, fornecedor e cliente final.
A ideia do trabalho proposto visa à melhoria do processo de fabricação de bolos, a fim de diminuir o custo, melhorar a manutenção do estoque e manter o fluxo continuo na linha de produção com a padronização, implantação de planejamento conforme as vendas, com horários de produção pré-definidos e controle de quantidade produzida por hora. Será feito uma programação de compras conforme o tempo de entrega, visando o abastecimento contínuo.
- METODOLOGIA
No contexto empresarial, o Lead Time é uma metodologia que permite a diminuição de tempo entre fornecedor e cliente. Essa prática visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela, partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador de competitividade, além de atuar, reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa seja em processos produtivos, produtos novos, manutenção de estoques ou, ainda, processos administrativos.
Com base nos estudos, foram identificados pontos no processo a serem melhorados, como falta de estoque mínimo, conhecimento do Lead Time do fornecedor, que causa interrupção na linha de produção de bolos por falta de matéria prima. Com base nas pesquisas de campo foram definidas as ferramentas a serem utilizadas que são: software ARENA para a identificação de gargalo no processo, método matemático de estoque mínimo e o Kanban para determinar o estoque mínimo ideal para o fluxo continuo do processo.
Foram feitos os mapeamentos do processo, seleção dos indicadores, e a coleta de dados e dentro disso, serão feitas as implantações do sistema de medição do estoque mínimo. Após a análise do processo atual, será verificada a proposta inicial do trabalho, se está gerando resultado positivo ou não, se sim, manter e caso o resultado proposto não atingir a margem determinada, fazer uma análise do porque não foi atingido.
- DESENVOLVIMENTO
Após a realização dos estudos teóricos e de campo, foram coletados dados como volume de produção, horas trabalhadas e o Lead Time do fornecedor. Com a utilização do Software Arena identificou-se o gargalo da produção e fez com que mudasse o sistema de produção que era empurrada por pedidos, passou a ser puxada pela necessidade do estoque, que operada em grande escala, se dava uma baixa rápida no estoque de matéria prima, chegando a paralisar a produção em até três dias acarretando medidas paliativas como, por exemplo, comprar em pequenas quantidades com uma grande diferença de valores aumentando o custo final do produto. Tudo isso afeta de forma direta o custo do produto, e a produção padrão por não ter a matéria prima na hora exata. Uma vez identificado o gargalo que é o volume de produção maior que o estoque, utilizou-se a equação de estoque mínimo para determinar o estoque mínimo e juntamente com a ferramenta Kanban para indicar o andamento dos fluxos de produção de fabricação em série de bolos.
Tendo em vista todas essas evidencias, o Software Arena e a equação matemática de estoque mínimo providenciou um novo planejamento de compras, juntamente com o Lead Time do fornecedor, de modo que a matéria prima chegue dentro do prazo estipulado.
Foi providenciado também, treinamentos aos colaboradores, para garantir a máxima utilização da matéria prima, evitando assim desperdícios e fazendo com que o valor final do produto, mantenha-se como o acordado.
- RESULTADOS
A administração dos materiais na cadeia de suprimentos dentro da empresa analisada, passa por uma previsão de vendas, que é uma base para o planejamento e controle de produção (PCP), conseguir dimensionar a demanda necessária a se utilizar nos meses seguintes. Para isso, foi preciso um levantamento de dados referente as receitas (matéria prima utilizada), tempo médio de trabalho e por fim a previsão de vendas de um trimestre, inicialmente utilizando o método de Média Ponderada que consiste em utilizar a variação de valores dos períodos considerados, atribuindo um peso maior para os mais recentes, respeitando o a tendência do comportamento das demandas:
...