Os Métodos Quantitativos aplicados a Corporate Finance
Por: Stefanijorge • 1/2/2022 • Resenha • 422 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
Matriz de Trabalho de
Participação Individual
Elaborado por: Stefani Esis Steines Jorge
Disciplina: Métodos Quantitativos aplicados a Corporate Finance
Turma: ONL021Z4-POGFIRS16T2
Introdução
Rol – Segunda Semana – Módulo 2 e 3
Neste material falarei brevemente sobre Descontos, Sistema de Amortização, Taxa nominal, proporcional, equivalente e real.
Desenvolvimento
Desconto Financeiro – é a diferença entre o valor final e o valor atual, equivale aos juros calculados sobre o Valor Atual do título pelo prazo compreendido entre sua data da transação e seu vencimento.
Desconto Comercial – (desconto bancário ou por fora) taxa de juros postecipada – utilizada pelo sistema financeiro, incidindo diretamente no valor final, não considerando rentabilidade. É comum que os bancos imputem ao cliente uma tarifa administrativa que pode incidir sobre o Valor Nominal do título que está sendo descontado ou sobre o Valor Atual calculado.
Sistemas de Amortização – Ao fazer um empréstimo, seja ela qual for, sempre teremos que pagar duas coisas nele: os juros e a amortização.
Basicamente, os juros são a remuneração do crédito que ganhamos, já a amortização é o pagamento de fato deste empréstimo.
Os sistemas de amortização que existem são:
- SAC – Sistema de Amortização Constante: aqui, como o nome bem fala, a sua amortização é constante, onde pagasse um valor de juros até o final do financiamento;
- Price ou Sistema de Amortização Francês: neste o que é constante é o valor das parcelas, que são de mesmo valor;
- Sistema de Amortização Crescente: aqui, a amortização cresce e os juros acabam diminuindo;
- Sistema de Amortização Americano: A principal característica dessa forma de amortização é que o montante a ser pago será maior do que todos os outros sistemas. E o todo o montante emprestado será pago no final do contrato, isso porque, lá nos outros sistemas a gente tinha o saldo devedor, a amortização, o juros e a prestação. Onde um diminuía, o outro dependia do momento, o outro sempre diminui e a outra ia diminuindo ou não.
Taxas Nominal – taxa nominal é aquela taxa em que o prazo de referência para taxa é diferente do período de capitalização.
Taxa proporcional – Duas taxas de juros serão proporcionais quando, expressas em unidades de tempo distintas, incidindo sobre um mesmo capital inicial, por um mesmo período ou prazo, geram o mesmo montante (ou valor futuro), considerando o regime de capitalização simples.
Taxa equivalente – são aquelas que produzem o mesmo valor futuro aplicadas ao mesmo valor inicial, a única forma de encontrar taxas equivalentes é através da aplicação das fórmulas do regime de juros compostos.
Taxa Real – representa a remuneração do capital em unidades de poder aquisitivo.
[pic 2]
...