Os Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance
Por: giselif • 20/9/2021 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 413 Visualizações
[pic 1]
Matriz de Trabalho de
Participação Individual
Elaborado por: Giseli Aparecida de Jesus Feitosa
Disciplina: Métodos Quantitativos Aplicados a Corporate Finance
Turma: Pós Graduação em Gestão Financeira
Introdução
Uma resenha crítica dos assuntos abordados no Rol 1 da disciplina Métodos Quantitativos aplicados a corporate finance com o objetivo de evidenciar a importância da matemática financeira e suas ferramentas para uma melhor gestão de suas finanças. O desconhecimento desses conceitos tem dificultado o mundo dos negócios.
Desenvolvimento
Com a matemática financeira compreendemos os efeitos do valor do dinheiro no tempo a partir de diferentes formulas é possível termos uma visão integral sobre as finanças, ela investiga o comportamento do dinheiro ao decorrer no tempo, propondo uma reflexão sobre a teoria das finanças corporativas. Desequilíbrios nas taxas de juros, desajustes de mercado, ausência de poupança a longo prazo, intervenções frequentes nas regras da economia, entre outros aspectos, vêm exigindo uma capacidade mais analítica e questionadora das unidades decisórias. Conceitos financeiros consagrados em outros ambientes costumam encontrar enormes dificuldades de adaptação em nossa realidade empresarial, demandando um conjunto de ajustes e reflexões nem sempre seguidos pelo mercado.
Assaf Neto define juros como: o preço pago pelo aluguel do dinheiro, ou seja, o valor que deve ser pago pelo empréstimo de um capital (ASSAF NETO, 2005). Então juros são definidos como sendo o valor a pagar pelo uso do capital; ou seja, a remuneração do capital. Tal como um inquilino que paga o aluguel sobre o uso de um imóvel e depois o devolve ao seu proprietário, o tomador do empréstimo faz o mesmo. Aqui tomamos nota do primeiro conceito básico, que os juros são a remuneração do capital.
Conceito que nos faz concluir: os juros deverão ser aplicados sobre o capital, respeitando assim a fórmula universal de cálculo dos juros que é o resultado da multiplicação do Capital pela taxa de juros.
Na matemática financeira temos dois regimes distintos de capitalização, o simples e o composto, de características bem distintas e bem definidas. A capitalização simples é aquela em que a taxa de juros incide sobre o capital inicial e não incide sobre o juros acumulado, já a capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o capital inicial acrescidos dos juros acumulados no período anterior (VIEIRA SOBRINHO, 2010). Juros compostos é a aplicação financeira mais comum e o fator do tempo é algo muito importante para ser considerado ao falar de juros compostos, o tempo tem grande efeito sobre os ganhos do credor e quanto ao devedor precisa pagar juros
A ferramenta mais utilizada para cálculos de operações financeira é a calculadora HP12c. é muito importante saber manejar essa ferramenta para resultados com mais rapidez para as tomadas de decisões, quem utiliza consegue agilidade nos cálculos mais complexos da matemática financeira. A HP12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. A HP 12C utiliza método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos.
...