Os Primordios da adminsitracaso
Por: RMDREWS • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.729 Palavras (11 Páginas) • 288 Visualizações
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
No decorrer da historia da humanidade sempre existiu alguma forma rudimentar de administrar as organizações. No decorrer dos séculos essas formas rudimentares foram se aperfeiçoando e sofrendo as mais diversas influencias.
As principais influências sobre a administração foram:
Os filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles foram os primeiros filósofos a demonstrar idéias e princípios que influenciaram a administração moderna. Embora suas idéias tenham influenciado os princípios da administração cientifica, não estavam ligadas diretamente a administração de pessoas ou empresas, mas sim a organização de um estado forma.
A preocupação real com problemas administrativos só surgiu no inicio da idade moderna (século XIV). Um dos principais filósofos da época foi René Descartes (1596 -1650) com a sua obra O Discurso do Método. Nessa obra ele descreve diversos princípios que tiveram uma grande influencia sobre a Administração Cientifica, tais como:
- Principio da Duvida Sistemática ou da Evidencia: não se deve aceitar coisa alguma como verdadeira até que se tenha uma evidencia real de que aquilo é realmente verdadeiro;
- Principio da Analise de Decomposição: Dividir o problema ou dificuldade em tantas partes quanto possível, resolvendo-as separadamente;
- Principio da Síntese ou da Composição: Consiste em resolver inicialmente os problemas mais simples e ir evoluindo gradativamente até chegarmos aos mais complexos;
- Principio da Enumeração ou Verificação: Fazer em tudo recontagens, verificações e revisões de forma que se assegure de que nada foi omitido.
Uma outra grande influencia sobre a administração no decorrer da historia da humanidade
foi a igreja, visto que é a mais bem sucedida organização da historia da humanidade, tornando-se assim um modelo para muitas organizações ávidas por experiências bem sucedidas.
As organizações militares também deixaram uma enorme influencia para a administração cientifica, visto que, desde os tempos mais remotos ela já se utilizava dos conceitos de Hierarquia e Unidade de Comando (principio pelo qual cada subordinado só pode ter um chefe). Outros conceitos usados na administração científica, e desenvolvidos dentro das organizações militares são os de delegação de poderes e o principio de direção, que diz q todo o soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que ele deve saber.
Alem destas influencias ainda temos a revolução industrial que, embora tenha contribuído com muito pouco para os conceitos gerais da administração cientifica, foi fundamental para no sentido de produzir todo um contexto social, político e econômico para o surgimento da administração como uma ciência, pois, uma vez que as fabricas começaram a surgir, o numero de pessoas que precisavam ser “comandadas” aumentou de maneira espantosa em um curto período de tempo, demandando assim uma especialização da administração.
Não podemos esquecer também a influencia de alguns economistas, tais como Adam Smith, que visualizou o processo de divisão e especialização de trabalho, pensamento que foi desenvolvido na administração cientifica por Taylor e Gilbreth. Temos também Karl Marx e Friederich Engels que com suas idéias promoveram o surgimento do socialismo e do sindicalismo.
ABORDAGEM CLÁSSICA
A abordagem clássica surge da necessidade de se buscar princípio racionais e que tornassem as organizações mais eficientes. É dividida em Teoria Científica, Teoria Clássica e Teoria Estruturalista.
O movimento da administração científica se iniciou em 1911 com a publicação do livro Os Princípios da Administração Científica, de Frederick Winslow Taylor.
Preocupado com a desorganização administrativa e as péssimas condições de trabalho, tratou de encontrar uma forma para reverter a situação caótica de então.
No esforço da busca de soluções que pudessem melhorar o desempenho das ações dos operários, desenvolveu estudos que culminaram na criação de uma padronização das atividades operacionais dos trabalhadores. Ficou conhecido como o pai da Administração Científica, movimento denominado também como Taylorista.
Um outro expressivo personagem representante da escola clássica foi o engenheiro francês Henri Fayol, com inegável contribuição à Administração Científica. Embasou seus métodos dentro de uma linha de raciocínio voltado para o gerenciamento das organizações. Concentrou-se nos problemas da administração geral, não importando a natureza, tipo e finalidade. Não se prendeu somente em melhorar a eficiência da empresa privada, mas também a eficiência da empresa pública.
A administração cientifica foi também enriquecida com as contribuições valiosasde Henry Ford (1863 - 1947), fundador da Ford Motor Co.. Ford propôs um novo ponto de vista econômico-social, estabelecendo em sua fábrica de automóveis a produção em série ou em massa, onde o produto é padronizado tanto no que se refere ao trabalho operário quanto ao desempenho, de forma a gerar o mínimo de custo possível. Outra importante contribuição de Ford foi a introdução do conceito de Verticalização, visto que ele produzia desde a matéria prima inicial até o produto acabado.
Enquanto a Administração Científica ia se desenvolvendo na América, no velho mundo, mais precisamente na Alemanha, um sociólogo de nome Max Weber (1864 - 1920), criava um dos maiores movimentos de idéias, que doravante iria modificar as estruturas das organizações e o comportamento das pessoas, denominado de o "estudo da organização burocrática". Weber estabeleceu com o estudo das organizações, um marco histórico para a
A administração foi também enriquecida com contribuições valiosas, a começar por Henry Ford (1863 - 1947), fundador da Ford Motor Co.. Ford propôs um novo ponto de vista econômico-social, estabelecendo em sua fábrica de automóveis a produção em série ou em massa, onde o produto é padronizado tanto no que se refere ao trabalho operário quanto ao desempenho, de forma a gerar o mínimo de custo possível.
...