Os Principais órgãos regulamentadores
Por: Anna Carolina Gomes • 19/5/2018 • Trabalho acadêmico • 424 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Principais órgãos regulamentadores
Órgãos Regulamentadores fiscalizam e controlam os acordos e relações comerciais entre seus estados-membros, que devem submeter-se as normas vigentes, sob a pena de sofrerem as consequências impostas pela organização. Formando a base da economia brasileira, estão os três principais órgãos regulamentadores:
- FMI (Fundo Monetário Internacional).
- Banco Mundial.
- OMC (Organização Mundial do Comércio).
FMI (Fundo Monetário Internacional)
O FMI é uma agencia especializadas das Nações Unidas, que foi criada em julho 1944, o trabalho da FMI é promover a cooperação monetária do mundo. A FMI realiza o monitoramento do sistema monetário internacional e a política econômica e financeiras de seus países-membros.
O FMI sinaliza os riscos e aconselha sobre políticas econômicas assim regularizando a estabilidade econômica do país. Outra missão importante do FMI é dar empréstimos aos seus países-membros que estão passando por dificuldades no balanço de pagamento, assim ajudando a reconstruir suas reservas internacionais e estabilizando suas moedas. Ele também tem um programa de capacitação, onde ele dá assistência técnica e treinamento, aos seus países-membro para implementar políticas econômicas que promovam a estabilidade desses países.
BANCO MUNDIAL
O Grupo banco mundial é uma agência independente do sistema das nações unidas e é uma das maiores fontes de assistência para o desenvolvimento da economia global. O grupo tem cerca de 60 bilhões em empréstimos e doações aos seus países-membros, ele também atua como uma cooperativa aos países, e disponibiliza seus recursos financeiro. Porem o principal objetivo é a redução da pobreza e das desigualdades.
O banco mundial faz alguns trabalhos importantíssimos, com parceria aos países-membros como:
- Investimento nas pessoas (saúde e educação).
- Proteção do meio ambiente.
- Capacitação do governo para prestação de serviço com qualidade.
- O investimento em desenvolvimento e inclusão social, governança e fortalecimento institucional como elementos essências para a redução da pobreza.
OMC (Organização Mundial do Comércio)
A criação da OMC representa um marco fundamental da regulamentação do comércio internacional, assim os diversos setores da economia passaram a ser direcionados pelos acordos resultantes da rodada Uruguaia.
O brasil foi um dos países que mais sofreram com a abertura econômica da OMC, a economia brasileira passou a ser diretamente influenciada pelos acontecimentos das normas da OMC. A OMC é uma organização intergovernamental compostas por mais de 100 países-membros, responsáveis por quase 90% do comércio mundial.
A OMC funciona como uma agencia especializada da ONU, ou seja, ele é um órgão autônomo vinculado através de acordos especiais, que foi criado para responder às diferentes necessidades da economia internacional. A OMC tornou-se uma das poucas entidades em que prevalece um multipolaríssimo, onde cada país tem uma presença marcante.
...