Os Sistema de Avaliação de desempenho
Por: Osvaldo Isabel Drummond • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.342 Palavras (10 Páginas) • 317 Visualizações
Elementos do grupo
Fraz Alexandre
Juliano
Mércia Evandra
Osvaldo Isabel
Wilson
Índice
1.Introdução 3
2.Sistemas de avaliação de desempenho 4
2.1.Origem 4
2.2.Objectivos e importância 4
2.3.Modelo de avaliação de desempenho 5
2.4.O processo de avaliação compõe os seguintes passos: 6
2.5.Princípios da avaliação 7
2.6.Avaliação 360o 7
2.6.A APO e Teoria Y na valorização da auto-avaliação 8
3.1.Objecto e Objectivos 8
3.2.Intervenientes, vectores, e instrumentos do processo de avaliação 8
3.4.Fases do processo de avaliação – artigo no 11 9
3.5.Prazos e avaliação final 10
3.6.Reclamações e efeitos da avaliação 10
3.7.Elementos de avaliação (anexo) 10
4.Conclusão 11
5.Bibliografia 12
1.Introdução
O nosso tema é: Sistemas de avaliação de desempenho: SIGEDAP. Dividimos o tema em duas partes, numa primeira fase falamos da avaliação de desempenho de modo geral, incluindo o histórico deste processo, os objectivos e os procedimentos ou parâmetros que são tomados em conta no momento de avaliar. Numa segunda fase, de modo mais concreto, vamos falar do SIGEDAP – Sistema de Gestão de Desempenho na Administração Pública, onde também vamos apresentar o historial, os pressupostos legais que se toma em conta na hora de avaliar ou gerir os desempenhos dos funcionários e/ou agentes do Estado. O trabalho inclui tabelas, demonstrações, e alguns exemplos de modo a clarificar melhor o assunto. Esperamos que a nossa abordagem seja agradável e positiva perante quem nos incumbiu a tarefa de realizar o trabalho.
2.Sistemas de avaliação de desempenho
De forma breve, o dicionário electrónico Aurélio define o conceito avaliar como sendo “a determinação do valor de algo”, ou seja, para avaliar é imperioso que exista um objecto por ser avaliado. Dependendo das circunstancias a avaliação recai sobre actividades concretas, por exemplo nas organizações religiosas, a avaliação recai sobre os actos que o crente prática contra os terceiros – humildade, maldade, compaixão; em organizações académicas, a avaliação recai sobre o aproveitamento do estudante
Definição
De acordo com Chavienato (2004), Avaliação de desempenho é o processo que mede o desempenho do funcionário. O desempenho do funcionário é o grau em que ele alcança os requisitos do seu trabalho.
2.1.Origem
Segundo Chavienato (1996) As práticas de avaliação de desempenho não são novas. Desde que o homem deu emprego o outro, seu trabalho passou a ser avaliado. Trata-se de um processo obrigatório, directamente ligado com o desenvolvimento a organização, alcance de metas. Existem vários exemplos de empresas/organizações que desenvolveram sistemas internos de avaliação, é o caso do serviço público federal norte-americano, que em 1842 implantou um sistema de Relatório anuais para avaliar o desempenho dos Funcionários, em 1880, o exército americano também desenvolveu o seu sistema. E em 1918, o General Motors já tinha um sistema de avaliação para seus executivos, com tudo, somente após a segunda guerra mundial é que os sistemas de avaliação de desempenho tiveram uma ampla divulgação entre as empresas
2.2.Objectivos e importância
Os objectivos nos conduzem directamente a percepção da importância da coisa. Segundo Chiavenato (1996), “avaliação de desempenho é uma espécie de inspecção de qualidade na linha de montagem”. Ainda no pensamento de Chiavenato, (2010ː244) "A avaliação do desempenho deve ser utilizada para melhorar a produtividade do colaborador dentro da organização, tornando-o mais bem equipado para produzir com eficácia e eficiência", em outras palavras, a avaliação de desempenho esta diretamente ligada com a melhoria dos serviços prestados pela organização.
Toda pessoa precisa receber Retroação a respeito do seu desempenho para saber como esta fazendo o seu trabalho e fazer as devidas correções. Sem essa retroação as pessoas caminhas as cegas. Também a organização precisa saber como as pessoas desempenham as suas actividades para ter uma ideia de suas potencialidades. Assim pessoas e Organizações precisam conhecer tudo a respeito do seu desempenho. As principais razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho dos seus colaboradores.
Através da avaliação de desempenho e possível descobrir os empregados que executam suas tarefas abaixo de um nível satisfatório, e averiguar os sectores da empresa que reclamam uma atenção imediata dos responsáveis pela capacitação (Chiavenato; 2009:397). De modo geral a avaliação visa fazer um check, de modo a colmatar os erros existentes, evitando assim que a empresa se desvie dos objectivos traçados, nas palavras de Chiavenato (2009), cada organização requer o alcance de objectivos […] avaliando o desempenho exercido sobre as metas previamente estabelecidas.
- Avaliar as actividades e propor as devidas acções correctivas
- Manter a convergência de propósitos e a coerência de esforços pela integração de estratégias, acessões e medições
2.3.Modelo de avaliação de desempenho
Como é feito o processo de reparação de erros?
Para responder essa questão, Chiavenato (1996) alista alguns objectivos da avaliação do desempenho:
- Adequação do indivíduo ao cargo;
A adequação pode ser feita de diversas maneiras, uma delas é a capacitação do funcionário, outra é a promoção do mesmo indivíduo para cargos que a sua competência compete, e em raros casos, pode se diminuir o número de funções de um cargo.
- Incentivo salarial ao bom desempenho
- Melhoria das relações humanas entre o subordinado e o superior.
- Informações básicas para o departamento dos RH.
Esses pontos são exemplos de decisões a que se pode chegar depois de avaliar, mas a avaliação também respeita alguns procedimentos. No lugar de dizer sistema, poderíamos dizer procedimentos de avaliação de desempenho. Existem vários modelos, várias formas de fazer a avaliação
...