PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Por: ilmamariadacosta • 23/3/2017 • Trabalho acadêmico • 4.564 Palavras (19 Páginas) • 371 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
LOGÍSTICA
POLÓ DE HORTOLÂNDIA
3º SEMESTRE ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Prof. º Me. : Luiz Palmeira
Tutor Presencial: Robson Augusto Scheffer
ILMA COSTA - RA 414167
MARLEIDE FERNANDES- RA 407893
MONALIZE MEDEIROS - RA 410275
THAYNARA NADINE SILVA- RA 428136
VANESSA CRISTINA DA SILVA-RA 408705
HORTOLÂNDIA / SP
02/05/2014
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 3
2. PCP E O SEU FUNCIONAMENTO 4
3. SISTEMAS DE PCP 5
PCP EM PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA 5
PCP EM PRODUÇÃO EM LOTES 5
PCP EM PRODUÇÃO CONTÍNUA 6
4. FASES DO PCP 6
5. PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO 6
FLUXO DE CAIXA RELEVANTE 7
PROGRAMAÇÃO 8
6.CONTROLE DE PRODUÇÃO 9
FLUXO DE CAIXA 9
7 CONTROLE DE ESTOQUE 12
8. CONCLUSÃO 14
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo, mostrar a importância do PCP – Planejamento e Controle de Produção - dentro de uma organização, mostrando como o seu sistema é dirigido. Sua função tem como uma maior eficiência se baseando em princípios fundamentais, monitorando e controlando o desempenho da produção para suprir as vendas. Sua tarefa consiste em planejar a produção e controlar as atividades produtivas da empresa.
Para uma Empresa nos dias de hoje, mostrar o seu potencial e o seu diferencial são aplicadas alguma técnicas de PCP, muito importantes para mantê-la forte na grande disputa do consumidor, do público alvo, etc. Um grande sistema capaz de gerar grandes vantagens competitivas frente aos seus concorrentes.
O PCP é um dos estudos mais importantes dentro de uma organização, usado para atingir objetivos e aplicar adequadamente seus recursos às organizações para que não funcionem ao acaso.
Nenhuma empresa funciona na base da improvisação, nada é feito aleatoriamente, tudo precisa ser planejado para evitar perdas de tempo, atraso, desperdício ou até mesmo antecipações desnecessárias, o seu papel prioriza o aumento da eficiência e a eficácia, prevenirem fatores incomuns e antecipar possíveis falhas.
Esse tipo de abordagem e análise de informações examina desde a produção até o consumidor final, e posteriormente orienta na tomada de decisões. O seu papel é fundamental em qualquer organização que tem como objetivo o crescimento sustentável, pois auxilia nas áreas de riscos, expõe as variáveis, e as necessidades de possíveis ou necessárias mudanças.
- PCP E O SEU FUNCIONAMENTO
O PCP tem um papel fundamental nas empresas de grande e pequeno porte, usado diretamente para o bom funcionamento para que tudo permaneça no seu devido lugar, o PCP ajuda a melhorar todos os pontos em questão de planejamento e controle num processo produtivo dentro de uma empresa. Assim premeditando erros ao decorrer do processo.
Segundo [... Chiavenato 2004], existem uma enorme diferença entre eficiência e eficácia. A principal função da eficiência é fazer as coisas corretamente, quanto à eficácia busca em finalizar produtos primordiais, produtos com prioridade de entrega.
Mas nem sempre as duas andam juntas. Muitas empresas que são eficientes não são eficazes. E muitas empresas eficazes mais não são eficientes. Perfeito seria uma empresa eficiente e eficaz.
Portanto a eficiência e eficácia devem ser parte do sucesso de uma organização, aspectos que devem ser balizados ao trabalho do PCP.
O planejamento foca em resultados futuros. Pois o que seria de uma empresa sem um planejamento, perdida no caos. Assim o PCP tem como base a realização da chamada Priori. Um conjunto de planos usados para melhor execução.
- O que se deve fazer?
- Quando fazer?
- Quem deve fazer?
- Como fazer?
Tendo como finalidade, a administração que consiste em medir e corrigir o desempenho, com a garantia de que os planos sejam executados da melhor maneira possível.
O papel principal do controle é evitar perdas e desvios e a continuidade de erros, para que eles não voltem a se repetir.
CONTROLE →Medir desempenho: comparar com o planejamento
→corrigir o desempenho: identificar erros ou desvios
O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última. [... Chiavenato, 2004]
As quatro etapas do processo administrativo são: Planejamento, organização, direção e controle.
Se a empresa é produtora de bens ou mercadorias, o PCP é quem cuida de toda a parte de matérias-primas, utilizadas na mão-de-obra, das máquinas, dos equipamentos e dos estoques de produtos acabados disponíveis no tempo e no espaço, para a área de vendas efetuarem as entregas aos clientes.
Se a empresa é produtora de serviço o PCP planeja e controla a produção desses serviços, cuidando da quantidade de mão-de-obra, das máquinas e dos equipamentos, dos demais recursos necessários para a oferta dos serviços no tempo e no espaço, a fim de atender à demanda dos clientes e usuários.
O PCP atua antes e depois do processo produtivo, antes com o monitoramento de materiais, máquinas, pessoas e estoques, durante e depois os mantendo de acordo com o que foi planejado. Assim assegurando a obtenção da máxima eficiência do processo produtivo da empresa.
...