PORTFOLIO DE ADMINISTRAÇÃO
Por: Julio Cesar Lima • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.010 Palavras (5 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamendos e teoria organizacionais...............................................................
2.2 Comunicação e Linguagem...................................................................................
2.3 Homem Cultura e Sociedade.................................................................................
2.4 Comportamento Organizacionais.........................................................................
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O Texto vem com objetivo de tratar assuntos do artigo cientifico “Da rotina a flexibilidade: analise das características do fordismo fora da indústria”, destacando seus pontos, dívidas em quatro partes, fundamentos e teoria organizacional, comunicação e linguagem, homem cultura e sociedade e comportamento organizacional, destacando o ponto de vista deles.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional:
Henry Ford um engenheiro norte-americano que iniciou sua vida como mecânica, chegando a engenheiro chefe. Henry Ford projetou um modelo de carro autoproprelido, fundo motor Ford Motor Co, fabricando um modelo de carro a preços de um bom plano de venda e de assistências técnicas de grande alcance. Em 1913 fabricava 800 carros por dia, onde ele idealizou um sistema produzindo desde a matéria-prima inicial ao acabamento, além da cadeia de distribuição comercial. O sistema Ford caracterizou-se pela aceleração da produção através de trabalho ritmado, coordenado e econômico onde ele adotou três princípios:
- Principio da intensificação: Diminuição do tempo desde a fabricação da matéria – prima até a colocação do produto no mercado.
- Principio da economicidade: Reduzir ao mínimo o estoque de matéria – prima.
- Principio da produtividade: Aumentar a capacidade de produção de um homem através da especialização e linha de montagem.
Os primeiros automóveis surgiram na segunda metade do século XIX, eram muitos lentos na locomoção, foram os motores a combustão desenvolvidos por alemães na ultima década do século XIX onde incentivaram o rápido aperfeiçoamento dos automóveis.
Até hoje se utilizam o fordismo na fabricação de automóveis, foi e continua sendo o único modelo de produção capaz de atender a demanda exigida pela sociedade atual. Com a crise econômica de 2008 e 2009 no EUA sua conseqüência no mercado global, inúmeras montadoras sofreram uma enorme queda nas vendas e tiveram de demitir seus funcionários pela repercussão da crise também no mercado de automóveis.
2.2 Comunicação e linguagem:
Nos últimos anos, varias mudanças no mundo das organizações e do trabalho, nas mudanças podemos observar um movimento crescente em relação ao envolvimento das pessoas com o trabalho e sua vida profissional. O mundo do trabalho e das organizações sofreu mudanças significativas ao longo dos tempos conforme Muniz (2001). A sociedade mercantilista no século XVII já estava desenvolvida, onde surgiu a burguesia oriunda dos segmentos dos antigos servos, que compraram sua liberdade e dedicaram-se ao comercio. O trabalho era considerado uma atividade inferior e sem valor, destinados aos escravos, no surgimento da burguesia há o inicio da valorização do trabalho e das criticas a vida ociosa, apartir dos avanços no século XVII na passagem do feudalismo ao capitalismo e todas as mudanças sócio – históricas a pratica do trabalho se consolida na sociedade. A conotação do trabalho evolui cada dia mais, de um sentido negativo para o positivo valorizado ao contrario o ócio e a vida pacata torna-se cada vez mais desvalorizados.
...