PROJETO INTEGRADOR TRANSPORTE FERROVIÁRIO E IMPLANTAÇÃO VLT
Por: Renata Soares • 9/3/2020 • Projeto de pesquisa • 1.292 Palavras (6 Páginas) • 144 Visualizações
CURSO TECNOLÓGICO EM LOGÍSTICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
PROJETO INTEGRADOR
TRANSPORTE FERROVIÁRIO E IMPLANTAÇÃO VLT
Salvador
2016
Adones Gonçalves
Alisson Ribeiro
Claudio Carvalho
Douglas Sales
Nisia Costa
Renata Soares
PROJETO INTEGRADOR
TRANSPORTE FERROVIÁRIO E IMPLANTAÇÃO VLT
Estrutura do Relatório do Projeto Integrador desenvolvido para a adoção na disciplina de Projeto Integrador e destinado aos alunos das turmas semestrais do Curso Superior de Tecnologia em Logística, do Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Campus Comércio.
Orientador (a) Elma Francisca Lopes
Salvador
2016
Resumo
As frotas de transportes coletivos urbanos estão deterioradas e não atendem a necessidade da população residente no subúrbio de Salvador. Esta pesquisa apresenta uma breve análise do sistema de transporte de passageiros, utilizando o VLT (veículo leve sobre trilhos), discorrendo sobre seu potencial como elemento inovador e sustentável, bem como para atender à necessidade dos bairros do Subúrbio Ferroviário e região do Comercio, com integração entre veículos leve sobre trilhos e estação de transporte urbano. A ideia é integração e o desenvolvimento do sistema. Entretanto, foi realizado um diagnóstico geográfico, topográfico e econômico, levando em consideração as principais centralidades, as regiões mais longínquas e de difícil acesso, priorizando os fluxos de hospitais, escola, empresas, os pontos turísticos e os futuros investimentos previstos, bem como trazer mobilidade urbana por um custo mais barato através de uso do mecanismo financeiro proposto na alternativa de transporte sobre trilhos de modo a atender à região.
Palavras-Chave: Custos, Inovação, Mobilidade, Transporte Urbanos, VLT.
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Desenvolver um sistema de transporte alternativo para melhorar o deslocamento da população utilizando-se de estratégias sustentáveis.
- Objetivos Específicos
- Criar mecanismo para transladar usuários dos bairros para estações do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
- Disponibilizar ônibus alimentadores do interior dos bairros para estação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
- Analisar a viabilidade de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na cidade de Salvador.
- Possibilitar à população mobilidade de transporte coletivo com agilidade rapidez e baixo custo.
- JUSTIFICATIVA
Em meio ao mercado competitivo devido às concorrências que surgem e as já existentes nos meios de transporte pela carência do modal ferroviário em Salvador, é cada dia mais importante ter uma opção que atenda seus clientes de maneira satisfatória, garantindo um baixo custo e aumento do nível de serviço diferenciado com qualidade.
Diante dessa realidade, observou-se a necessidade efetiva de um modelo eficiente e sustentável para equacionar o problema de mobilidade urbana, utilizando um dos meios mais modernos para o transporte de Salvador.
O VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) substituindo o atual trem de Salvador, terá um investimento de cerca de R$ 1,1 bilhão que serão pagos pelo governo estaduais e federais (poder público).
O percurso do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) terá 18,4 km, contendo 18 paradas entre a Avenida São Luís em Paripe e o Comércio, Rua Oscar Pontes, o modal terá 4,8 km a mais do que o percurso atual dos trens de Salvador.
O trajeto dos trens serão aproveitados, embora totalmente revitalizados e integrados com o meio urbano.
Para facilitar o acesso dos moradores de bairros longínquos, o sistema contará com novos terminais de integração (TI) que serão implantados nas comunidades para que elas sejam melhores atendidas, através de transporte alternativo “alimentadores” que fará a ligação dos usuários para estação mais próxima do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com benefício de tarifa única, sendo assim o indivíduo irá pagar o transporte alternativo nos terminais de integração, fazendo o pagamento da passagem ao chegar na estação o mesmo terá acesso livre para utilização do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
Com a modernização, a passagem que atualmente custa 0,50 centavos para os trens, o valor da passagem será o mesmo aplicado para qualquer outro modal, o mesmo contará com um sistema de cartão que se chamará Viaja Salvador ou VLT Card, no momento em que começar a operar. Durante as intervenções, um transporte alternativo será disponibilizado para a população.
- METODOLOGIA
Nesta parte do projeto de substituição e benfeitoria do trem pelo VLT (veículo leve sobre trilhos). Apresenta-se a metodologia utilizada ao longo do trabalho, dessa forma para implantação do VLT, realizamos entrevista direta com os moradores do subúrbio ferroviário, pesquisas sobre mobilidade urbana, roteirização, topografia e planejamento para definirmos os melhores métodos e pontos a serem explorados para otimização do projeto que visa trazer uma inovação para o transporte ferroviário de Salvador, contudo, contribuindo para
Melhoria do transporte para os moradores do subúrbio e adjacências.
- DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE CONDUZIDA
Atualmente, com a busca incessante pela melhoria do desempenho operacional no transporte para a otimização do planejamento de trajetos. É nesta etapa que são determinados os pontos de atendimento e definidos os trajetos a serem seguidos por cada veículo; determinando, assim, a necessidade total de veículos as distâncias a serem percorridas e o tempo total de percurso.
O trabalho adotou as seguintes etapas:
- Fundamentação teórica
- Metodologia
- Observação direta
- Mapeamento do trajeto
- Questionário de pesquisa
- Planejamento estratégico
- Implantação de meio para responsabilidade social
- Roteirização
4.1 AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CONDUZIDA
...