PROJETO INTRAEMPREENDEDOR COM VISTAS AO MERCADO INTERNACIONAL
Por: Lucianast • 29/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.546 Palavras (15 Páginas) • 259 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A) PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 4
3 B) PESQUISA INTERNACIONAL DE MERCADO 7
3.1 POR QUE INTERNACIONALIZAR? 7
3.2 O QUÊ INTERNACIONALIZAR? 8
3.3 QUANDO INTERNACIONALIZAR? 8
3.4 ONDE INTERNACIONALIZAR? 8
3.5 COMO INTERNACIONALIZAR? 9
4 C) PLANEJAR O GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS 10
5 D) ANÁLISE GERAL E PLANO DE DIVULGAÇÃO 12
6 E) IMPACTO DO PROJETO E PROCESSO LOGÍSTICO 13
7 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se da elaboração de um projeto para entender a posição do Brasil no contexto mundial em relação ao empreendedorismo, aplicando conhecimentos da gestão de projetos em uma situação prática.
A empresa Esperanza Joias sofre de uma retração do seu mercado consumidor devido à crise que o país tem vivenciado. Devido a este problema o projeto sugerido consiste em criar um programa de treinamento e desenvolvimento para os profissionais da empresa visando o empreendedorismo, realizar pesquisa de mercado para fins de exportação, gerenciar o desenvolvimento do projeto, verificar os impactos que serão causados e listar as mudanças no arranjo físico da fábrica que serão necessárias e por fim abordar o processo logístico da nova ideia.
Serão abordadas no desenvolvimento do trabalho questões relacionadas às disciplinas lecionadas durante o semestre, como gestão e operações de projetos; fundamentos, processos e tendências do empreendedorismo; e internacionalização de negócios.
2 A) PROGRAMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Ter uma equipe capacitada e alinhada aos propósitos organizacionais são requisitos básicos para o sucesso de qualquer empresa, Isso mostra a importância do oferecimento de meios para que os colaboradores aprimorem as suas habilidades e competências de forma eficiente, os programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas se tornam tão relevantes para o sucesso que é comum encontrarmos pessoas que acreditam não haver nenhuma diferença entre esses dois termos. No entanto, o significado e objetivos dos treinamentos organizacionais são totalmente diferentes daquelas promovidos durante determinado programa de desenvolvimento pessoal.
O conceito de treinamento está relacionado ao processo de aquisição de conhecimentos específicos ao cargo ocupado, esses procedimentos são aplicados com o intuito de promover o aprendizado de habilidades técnicas ou qualquer outro comportamento útil ao cotidiano profissional.
Já o desenvolvimento é um processo que visa melhorar as capacidades do colaborador enquanto indivíduo e não apenas como profissional. É uma forma extremamente importante de promover a melhoria da produtividade e transformar o clima organizacional em algo mais agradável. Apesar de apresentar resultados em um período maior de tempo, ela deve sempre estar ao lado dos programas de treinamento.
O programa proposto para a Esperanza Joias que atualmente está pautada em um comportamento organizacional conservador é um treinamento que visa desenvolver características intraempreendedoras para os colaboradores. O 1° Passo para montar o treinamento é definir o objetivo. Nesse caso tem-se por finalidade capacitar os funcionários com ideias empreendedoras que possam trazer mudanças e novos rumos aos negócios da empresa.
Diante da urgência de modificação na empresa o treinamento dos funcionários selecionados será desenvolvido no período de duas semanas com apresentação de palestras, realização de viagens, reuniões e cursos práticos.
O treinamento aplicado resumidamente abordará os seguintes temas que visam autonomia e criatividade dos colaboradores para proporcionar inovação e melhorias aos processos empresariais:
• Busca de Oportunidades e Iniciativas: Para se tornar uma pessoa realizadora deve-se ter a capacidade de pensar diferente e ter iniciativa para relacionar coisas que ninguém havia relacionado.
• Correr riscos calculados: Não existe desafio naquilo que não possui a possibilidade de fracasso. É Preciso calcular as possíveis consequências, tomar medidas e precauções para se controlar os resultados, minimizando assim os perigos envolvidos.
• Exigência de qualidade e eficiência: Qualidade é a forma como o empreendedor se comporta em tudo o que faz o tempo todo. Busca encontrar maneiras de fazer melhor, mais rápido ou mais economicamente. Qualidade, para um empreendedor é ter paixão pelo que faz.
• Persistência e Comprometimento: Persistência é uma das características mais importantes para quem deseja obter êxito em seus empreendimentos. E para persistir é preciso estar comprometido com o que se assumiu, com o que foi solicitado e com o que se deseja. É a responsabilidade pessoal para alcançar metas e objetivos.
• Estabelecimento de Metas: A característica mais marcante das pessoas que realmente conseguem resultados efetivos é o estabelecimento de metas. Estas pessoas têm claro aonde querem chegar. Seus objetivos de curto prazo são mensuráveis e os de longo prazo são claros e específicos.
• Planejamento e Monitoramento Sistemático: Planejar significa antever tudo o que é preciso fazer para se atingir a meta, distribuindo estas tarefas dentro do prazo disponível. Planejar é dividir a meta em submetas. Após realizar este planejamento, que deve conter os objetivos, atividades, cronograma, responsabilidades, recursos e custos, deve-se também fazer um acompanhamento destas atividades. Chama-se de monitoramento sistemático a este acompanhamento. Ele serve para mostrar se os resultados alcançados estão de acordo com o planejado. Com base nesses dados, é possível verificar a necessidade de ajustes para se voltar ao plano realizado ou ainda a própria alteração do plano, conforme novas variáveis surgidas. É importante que este monitoramento seja feito sistematicamente porque quanto mais rápido for a detecção do desvio, mais fácil tomar as medidas cabíveis para o ajuste.
• Busca de Informações: Esta é a base de muitos outros comportamentos empreendedores. Para que seja possível calcular riscos, estabelecer metas, definir planejamentos e
...