TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petroleo

Por:   •  27/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

Rede CNEC de Ensino Superior
Faculdade CNEC Rio das Ostras

Administração de Recursos Energéticos

                              A historia do Petróleo

                                                              RIO DAS OSTRAS
                                                                 13/05/2015

A Historia do petróleo no Brasil é interessante, a primeira coisa que agente tem que dar conta é que ele é um pais gigantesco, temos uma bacia sedimentar, pois o petróleo só da em bacia sedimentar, 6,9milhoes de m² no Brasil de bacia sedimentar entre mar e terra. Cerca de pessoas visionarias tentaram explorar o petróleo no Brasil, desde o final do século XIX. Eugenio Ferreira, em 1992, chegou para furar poços sem sucesso, na região de São Paulo. No Inicio do século XX, procurar Petróleo ainda era uma aventura, 1930 em Lobato na Bahia, Manuel Inácio Oscar Cordeiro alertaram por uma briga de fazendeiros, por uma certa mancha escura na agua, suspeitaram da existência de petróleo na região.

A revolução de 30 trouxe para Sena uma esperança do Pais, o Brasil com uma serie de riquezas no Brasil tem que ter petróleo. Nessa época o escritor Monteiro Lobato influenciado por uma viagem aos EUA, resolveu fundar a companhia de Petróleo Nacional, e inicia a pesquisa sobre a exploração do petróleo no Brasil. Em 1939, depois de muita insistência o governo Brasileiro resolveu infundir, e abriu o primeiro poço com eficiência. Enquanto isso, Monteiro Lobato fazia forte campanha contra a intervenção do estado.

Com a Renuncia de Getúlio Vargas em 45, quem assumiu a presidência foi o General Eurico, que aborta o polemico  Estatura do Petróleo, gerando grande discursão nacional. No Inicio de 48, o General Dutra, presidente da Republica enviou ao congresso a ante projeto do estatuto de Petróleo que era altamente legível aos interesses nacionais, abrindo as portas do Brasil para concessão estrangeiras no domínio do nosso Petróleo.

A reação dos meios militares acadêmicos e políticos foi imediata alcançando apoio popular e que ficou conhecida como a campanha do ‘Petróleo é Nosso’, a campanha só cresceu, atingindo o povo de norte a sul, tínhamos que recorrer a maneiras possíveis de propaganda. Em 1951, em meio a voto popular Getúlio Vargas retorna a presidência da Republica e a campanha do petróleo é nosso ganha o seu maior aliado. Em 54, Getulio se suicida deixando como herança a Petrobrás, criada pela a lei 204.

A Petrobrás se torna então uma refinadora de Petróleo, logo quando ela foi criada não tinha técnicos, tinha que contratar pessoas disponíveis para trabalhar com o salario que a empresa poderia oferecer.

Querendo fazer o Brasil crescer, JK constrói uma nova capital da republica, abre estradas no Brasil e inicia uma indústria automobilística, a Petrobrás então começou a desenvolver Gasolina. Na década de 70, a opção pelo mar ganha força, em 73 a OPEP aumenta o preço do barril de petróleo em 4x mais, foram chamados de o choque do petróleo e isso abala a necessidade de buscar altas fontes e com isso, leva o Brasil a fazer grandes investimentos, chamado offshore, em 1975 pela 1º vez na historia do País foi descoberto numa jazidas localizada em Bacia de Campos no Rio de Janeiro.

Um marco na produção nacional que consolida a opção pelos mares a partir dai, a Bacia de Campos passou a ser o padrão de tecnologia do  Petróleo. Em 1970, o pais crescia a taxa comparadas com o Japão, em 1975, o Brasil importava 60%do petróleo que consumia, a fim de reverter a situação, o presidente Ernesto cria os contratos de riscos com as empresas privadas.

O Brasil consumia  60% do petróleo que consumia, desde o fim da década de 70, substituiu boa parte de veículos automotivos por veículos movido a álcool. Nos anos de 90 um surto neo liberal toma conta da politica nacional varias estatais são privatizadas. Cria-se o cenário propicio para o fim do monopólio do petróleo. Em 1997 é criada da ANP(agencia Nacional de Petróleo) afim de regular e fiscalizar esse mercado nesse novo contexto de livre concorrência nacionais e estrangeiras já pudera desenvolver a exploração petrolífera no Brasil. Ate hoje os investimentos das empresas privadas não resultaram nas descobertas de reservas, ficando a Petrobrás sozinha no desempenho desse papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com