Pim III Unip
Por: angelaguto • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 5.393 Palavras (22 Páginas) • 668 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III
GERENCIAMENTO DE PESSOAS
ESTATÍSTICA E
CONTABILIDADE
Ano: 2015
ÍNDICE
RESUMO
Introdução
Capítulo I – Gerenciamento de Pessoas
1.1 Conceito
1.2 Motivação: necessidades humanas e teorias motivacionais
1.3 Hezberg: teoria de higiene
1.4 McClelland: teoria das necessidades adquiridas
1.5 McGregor: teoria da participação
1.6 Vroom: teoria da expectativa
1.7 Stacy Adams: teoria da equidade
1.8 Edwin Locke: teoria do estabelecimento de objetivos
1.9 Teoria do reforço
1.1.1Ciclo motivacional
1.1.2.Barreiras para a motivação
Capítulo II - Estatística
2.0 O termo estatística
2.1 Definição
2.2 População e amostra
2.3 Estatística descritiva
2.4 Estatística indutiva
2.5 Principais fases do método estatístico
2.6 Dados estatísticos
2.7 Dados brutos e rol
Capítulo III - Contabilidade
3.0 Origem e evolução da contabilidade de recursos humanos
Considerações Finais
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RESUMO
Este trabalho objetiva estudar o gerenciamento de pessoas, a contabilidade e a estatística aplicada em conteúdo e na pratica, dentro das empresas. Tudo esta interligado de certa forma e é parte integrante das organizações à importância de estudar esses temas nos permite compreender e interpretar de forma mais precisa e objetiva as situações internas da empresa perante a sociedade.
Uma das disciplinas de grande relevância no mundo corporativo é a Gestão de Pessoas ou Gerenciamento de Pessoas, pois permite compreender os aspectos conceituais e práticos da gestão dentro das organizações. O gerenciamento de pessoal esta diretamente ligado às politicas da empresa e sofre influencia da cultura e do meio externo em que esta inserida.
A Contabilidade é à ciência social da contabilidade que da acesso a parte financeira e contábil de uma empresa, com conceitos contábeis, métodos, procedimento e princípios contábeis, com método das partidas dobradas, demonstrativos contábeis e a estrutura legal conforme a legislação brasileira.
A Estatística esta presente no dia-a-dia das pessoas mesmo que não a percebamos, pois ela nos permite interpretar e distinguir as limitações e vantagens como o do uso de amostras, assim como os métodos para sua obtenção ; descrever e interpretar dados por meio de figuras, tabelas e gráficos, estimativas pontuais e variabilidade; calcular intervalo de confiança da proporção e media , assim como identificar sua aplicação; coletar e interpretar dados de forma sistematizada e imprimir credibilidade e analises quantitativas dos fenômenos de realidade investigada.
Palavras-chave: gerenciamento, contabilidade, estatística, organização.
Introdução
Gerenciamento de Pessoas, Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Desenvolvimento Humano, Gestão do Capital Humano e Relação Humana, são algumas das terminologias utilizadas para definir a área que foca a relação entre as pessoas e a organização. Claro que todos os ambientes da organização encontraremos essa relação, entretanto, a área de Gerenciamento de Pessoas é o seguimento organizacional especializado em tornar essa relação mais produtiva, eficiente e graficamente para todos os envolvidos.
Desde a Antiguidade, a estatística faz parte da vida das pessoas mesmo que de forma indireta, mas o certo é que essa ciência esta presente na vida das pessoas o tempo todo. Quando abrimos um jornal, por exemplo, lá esta uma serie de gráficos e tabelas que nos auxiliam no entendimento de determinado tema, ou quando lemos uma reportagem que traz como tema a probabilidade de o mercado financeiro fechar em alta ou em baixa, ou, ainda, virando a pagina desse mesmo jornal, temos a manchete divulgando os dados do Censo 2010.
A contabilidade é a ciência que estuda a pratica as funções de orientação, controle e registro relativas à administração econômica. Na sua condição de ciência social, cujo objetivo é o patrimônio, busca por meio da compreensão, da quantificação, do registro, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da analise e do relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos quanto monetário.
Capítulo I – Gerenciamento de Pessoas
1.1 Conceito
O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.
...