TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pipa-Gestão

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

Teoria de Sistemas

A Teoria de Sistemas surgiu da necessidade de síntese e integração das teorias existentes e da percepção dos cientistas de certos estudos. Conclusões e princípios variam e podiam ser aplicados em diferentes ramos da ciência. Diante da falta de comunicação entre as diversas áreas do saber surgiu a necessidade de uma visão global que leva em conta as inter-relações entre as diversas partes.   Essa teoria foi aplicada em diversas aéreas cientificas inclusive na administração.

A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) tem o objetivo de facilitar a integração dos conceitos e princípios de varias ciência. É através dessa teoria que muitas mudanças podem ser realizadas, pois ela é bem abrangente, conseguindo alçar vários tipos de ciência. É a teoria com maior influencia nas praticas das organizações no século XXI.

Se analisar com atenção cada uma das teorias havia alguma visão de sistemas. Taylor acreditava na sistematização para seleção dos trabalhadores e para condição de trabalho, Fayol percebia a administração como integrações de varias tarefas integradas, Maslow enxergava a empresa como sistema social formado por pessoas. Cada uma das teorias traz um contexto histórico e condição pratica econômicas e sociais diferentes. Mas sem duvida a interação contribui e muito para administração.

O biólogo alemão Ludwinf Bertalanfy percebeu que os avanços de uma ciência não eram assimilados por outro e que a divisão do trabalho dividia também o conhecimento, fazendo com que os especialistas ficassem  cada vez mais  restritos  ao seu meio. Esse isolamento fazia com que além de dificultar o relacionamento com outras aeras o desenvolvimento em seu próprio meio ficasse prejudicado. Muitas vezes em diferentes aeras se fazia a mesma busca que a outra aera já havia feito sem nenhuma uniformidade. Bertalanfy percebeu que todos se beneficiaram com a unidade trabalhando interligados e não mais isolados. Afinal a ciência é uma coisa só assim como o corpo humano. Assim como na ciência o corpo humano possui variáveis aparelhos que em conjunto e interligados apesar de diferentes formam um único sistema, todas as partes estão relacionadas com conceitos e princípios do corpo humano formando de vários sistemas outro sistema, que quandp lesionado , conforme sua gravidade, poderá aniquilar o sistema como um todo , provocando sua morte.

O sistema é uma estrutura interligada funcionando ao mesmo tempo, em algum objetivo.   É importante estudar o sistema de forma global para evolver todas  as suas interdependências, pois cada um dos seus elementos ao se reunirem para constituir uma unidade funcional maior desenvolvem qualidade que não se encontram nos seus componentes isoladamente. Os estudiosos passaram a chamar os sistemas que formam outros de subsistemas

Quanto à sua constituição, os sistemas podem ser:

  • Sistemas físicos ou abstratos: Sistema físico ou concreto: compostos de equipamentos; objetos ou coisas reais. É o hadware.
  • Sistemas abstratos ou conceituais: composto por conceitos, planos, hipóteses ou ideias. É o software.

Quanto à sua natureza, os sistemas podem ser:

  • Sistema Fechado: não depende e não sofrem influencia de fatores externos.
  • Sistemas Aberto: depende e não sofrem influencia de fatores externos.

Um exemplo de sistema aberto é a sociedade e de um sistema fechado e uma maquina.

Pode-se classificar os sistemas de acordo com seu relacionamento com o meio externo , o sistema fechado não se relaciona com o meio externo. O sistema aberto é oque se relaciona e interage com o meio externo, por exemplo como as leis , economia, etc.

A TGS ao tratar  das organizações como sistemas abertos e não isolados  ou desprendido do restante do ambiente , trouxe  interação com o meio externo e consequentemente a influencias que isso traz.

O Sistema fechado é rigido e dificilmente responde adequadamente ao sistema aberto.

O Sistema poderá operar simultaneamente ou paralelamente dependendo da organização do seu super  sistema. Eles podem ser classificados em diversas analises, mais para administração a mais utilizada é a divisão entre sistemas abertos quando  a interação com o meio externo.

A TGS ao tratar as organizações como sistemas abertos e não isolados ou desprendido do restante do ambiente é consequentemente as influencias que isso traz

É identificado que o que caracteriza um sistema são seus parâmetros entradas  ou inputs, saídas  ou outputs,  processador ou transformador que faz a conversão entre entrada  e saída , retroação ou feedback e ambiente.

De acordo com Chiavenato (2001, p. 418)

“O sistema recebe entradas (inputs) ou insumos para

 poder operar. A entrada de um sistema é tudo o que o

sistema importa ou recebe de seu mundo exterior”.¹

(¹ DOUGLAS A FONTE AQUI É DO Livro: Introdução à Teoria Geral da Administração· IDALBERTO CHIAVENATO.

As organizações são vistas como sistemas porque o input de energia e a transformação das saídas em novas entradas que chamamos de retroação são transações entre a organização e o meio externo. O output é a saída das energias ou recursos , ou seja , do produto final.

Uma vez que não se leva em consideração o simples fato de ser um sistema aberto não é a garantia de interação positiva com o ambiente. É preciso oferecer ao ambiente os clientes, os fornecedores , e cada um deles deseja algo diversos.

Todo sistema nasce, cresce , se desenvolve e morre essa prerrogativa chama-se morte ou finalização de entropia.Com o passar do tempo é, possível recuperar algo que já estava ultrapassado, através do processo que chamamos de entropia negativa, este processo que chamamos de entropia negativa deve ocorrer nas organizações.

Quando falamos de organizações a mente é relativa, que se quer demonstrar é que a empresa deve esta enfrentando um processo de entropia, como enfraquecimento das vendas,  aqueda na qualidade e a diminuição da falta do mercado e sua recuperação com esforço. Estudos e ações especificam, revertendo a entropia.

O andamento ou feedback continuo do ciclo é o que retarda a entropia, ou seja , a repetição do ciclo permitira a entropia negativa.

Isso pode requerer ao longo do tempo a reorganização da empresa , a atuação dos bens oferecidos , a substituição da tecnologia.

A entropia negativa é o conjunto dos esforços para evitar a morte, no caso o fim de uma organização.

Os inputs e fedback também podem ser em forma de informação e atualmente se dá muita importância das informações que chegam até uma empresa, antes e depois do seu ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (111.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com