Políticas de Gestão de KPI's
Por: henzobenetti • 5/9/2023 • Artigo • 472 Palavras (2 Páginas) • 43 Visualizações
O gerenciamento das metas de uma empresa é uma atividade que faz parte da rotina de founders e dos cargos mais estratégicos, como CEO. Você bem sabe que monitorar as metas é algo vital para a tomada de decisão, para demonstrar a performance do negócio para investidores, comparar o desempenho no mercado com outras empresas do nicho e ter a real noção se as ações e investidas estão funcionando.
Para mensurar cada uma delas, a gestão de KPIs é uma das chaves, e isso não é apenas um trocadilho com o significado da sigla. A atividade acompanha o ecossistema da transformação digital em que as startups estão inseridas, é uma das maneiras mais inteligentes de se manter perto das metas que se quer atingir, e assim, direcionar a empresa.
Um ponto extremamente relevante para manter este acompanhamento na rotina de forma coordenada é implementar políticas para a gestão de KPIs. E é sobre isso que vamos conversar por aqui. Acompanhe!
Políticas para a gestão das KPIs
Quando falamos que acompanhar as metas pelos indicadores é uma das chaves de sucesso, vale lembrar que KPI é a sigla de Key Performance Indicator, que significa indicadores-chave de performance. É uma ferramenta de gestão que mensura o desempenho da startup diante das metas mapeadas.
Para isso, além de definir quais serão os KPIs, é recomendado ter políticas para que a gestão dos indicadores siga uma rotina e padrões. Desta forma, o founder ou CEO da empresa consegue fazer comparações reais diante dos mesmos critérios. Isso garante que a visão da performance seja conivente com as metas que se quer atingir, sem distorções.
Desta forma, ter políticas de gestão de KPIs consolidadas e bem difundidas internamente assegura que o levantamento dos dados, a leitura e acompanhamento deles retrate o cenário mais próximo da realidade da startup para apoiar a tomada de decisão.
Princípios para a gestão de KPIs
Há alguns pontos que são a base para consolidar a gestão de KPIs das startups, os quais os founders precisam considerar na hora de implementar os indicadores de desempenho, como:
Objetividade: parece simples, mas diante de tantas questões que se deve monitorar em uma empresa, é importante definir os KPIs considerando a objetividade deles. É interessante que eles tenham conexão direta com as estratégias da startup direcionadas para o crescimento do negócio e sejam determinados com priorização.
Exatidão: ter clareza do que se espera. A exatidão na gestão de KPIs ajuda a manter a meta no caminho certo, sem desvios ocasionados por fatores externos ou internos, como a interpretação de dados. Não se pode dar brecha para que a leitura sofra variações.
Precisão: para ser certeiro na gestão de KPIs, os indicadores não devem ser ambíguos, precisam seguir uma escala previamente determinada para que a interpretação dos dados seja real e padronizada. Ainda é importante que sejam possíveis de mensurar de forma homogênea, considerando as mesmas premissas.
...