Portfolio
Por: Amanda1478 • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.823 Palavras (12 Páginas) • 120 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE bacharelado em administração
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
ITUMBIARA
2015
produção textual individual
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Gestão de projetos, Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Seminário VII.
Professores: Marco Ikuro Hisatomi, Luíz Antônio Gabriel, Alfredo Ribeiro de Almeida, Gisleine Fregoneze e Sebastião Oliveira.
ITUMBIARA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO...................................................................................05 à 12
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................14
1. INTRODUÇÃO
Administrar envolve várias práticas e técnicas, hoje após os avanços tecnológicos essa prática ganhou um apoio no desenvolvimento de suas tarefas. Processos que antes eram feitos manuais, hoje são desenvolvidos através de Softwares o que minimiza custos em alguns casos e otimiza tempo, além de ser mais seguros quando relacionados a falhas humanas.
Este trabalho se justifica devido a importância de dominar estratégias administrativas e tem como objetivo relacionar o artigo “Os biscoitos: Girls Scouts, TI e Pespectivas para a Expansão” com os conteúdos já estudados até agora. Durante o desenvolvimento deste será aprofundado o conhecimento no que se diz respeito a Gestão de Projetos, Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios, com a finalidade de elaborar uma produção textual com base em uma pesquisa bibliográfica.
2. DESENVOLVIMENTO
Um projeto é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Ele é temporário visto que tem um início e fim definidos no tempo, é um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. São exemplos de projetos a construção de um prédio, a expansão de vendas e a abertura de uma filial.
Todos os projetos precisam ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados dentro do prazo e orçamento previstos. O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz, era praticado informalmente, mas foi reconhecido como profissão nos meados do século XX. Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos é o Guia PMBOK, ele divide os processos de gerenciamento de projetos em 5 etapas:
Início;
Planejamento;
Execução;
Monitoramento e Controle;
Encerramento.
E divide o conhecimento em gerenciamento de projetos em dez áreas:
Gerenciamento da Integração;
Gerenciamento de Escopo;
Gerenciamento de Custos;
Gerenciamento de Qualidade;
Gerenciamento de Aquisições;
Gerenciamento de Recursos Humanos;
Gerenciamento das Comunicações;
Gerenciamento de Risco;
Gerenciamento de Tempo;
Gerenciamento das Partes Interessadas.
Um risco é todo evento que pode impactar o projeto, para o bem e para o mau. Se o risco pode ser benéfico ao projeto, chama-se de oportunidade. Normalmente associamos a palavra "risco" a conseqüências negativas o que nem sempre é.
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos negativos.
Para que os riscos sejam gerenciados faz se necessário planejar o gerenciamento dos riscos, identificá-los, realizar a análise qualitativa e quantitativa dos riscos, planejar as respostas e controlar os mesmos.
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessário para terminar o projeto com sucesso. Preocupa-se principalmente em definir e controlar o que está incluso no projeto e o que não está.
O escopo é tudo o que deve ser feito para se atingir o objetivo do projeto, o que o projeto deve entregar. Segundo o Guia PMBOK® o processo do gerenciamento do escopo do projeto consiste em:
...