Portfolio
Por: alineadailton • 2/11/2015 • Trabalho acadêmico • 945 Palavras (4 Páginas) • 124 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTAÇÃO Erro! Indicador não definido.
2.1 QUESTÃO 1 Erro! Indicador não definido.
2.2 QUESTÃO 2 ..........................................................................................................5
3 SEGUNDO DESAFIO: MACROECONIMIA E MICROECONOMIA Erro! Indicador não definido.
4 TERCEIRO DESAFIO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.........................6
5 ESTATÍSTICA..........................................................................................................7
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 8
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 9
ANEXOS 10
ANEXO A – Título do anexo 11
1 INTRODUÇÃO
Muitas pessoas estão deixando seus empregos para abrirem seus próprios negócios; o fazem para tentar obter uma renda maior, ter uma certa flexibilidade de horários ou simplesmente porque não querem mais ser subordinados a outrem. Mas os desafios para manter uma empresa em funcionamento e principalmente para que esta permaneça lucrativa são muitos.
Neste trabalho foi realizada uma visita a uma empresa varejista no setor de autopeças, na cidade de Januária. Nesta visita teremos a oportunidade de reconhecer estilos de gestão que são colocados em prática na mesma, bem como o que os colaboradores da empresa acham da administração; avaliar o clima da empresa e ter uma visão maior de negócios reais e os problemas que podem surgir e devem ser enfrentados para que o negócio prospere.
2 PRIMEIRO DESAFIO: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
2.1 QUESTÃO 1
O estilo de gestão que prevalece na empresa visitada é o estilo Burocrático. As decisões são centralizadas no administrador, apesar de este aceitar as opiniões dos seus colaboradores. Existem normais pré estabelecidas a serem cumpridas, como horários de entrada e saída, os funcionários devem trabalhar uniformizados, metas mensais de vendas pré estabelecidas devem ser atingidas. Existe um sistema de cobrança de débitos pré - estabelecido e funcional; Existem rotinas diárias a serem cumpridas, divisão de funções, e uma certa previsibilidade do funcionamento da empresa.
Percebem-se alguns traços de outras teorias econômicas na administração na empresa, como a Teoria Contingencial; esta tenta adapta-ser ao mercado consumidor oferecendo alguns descontos quando necessário melhorando sempre a lucratividade da empresa através de publicidade, de reuniões motivacionais com os funcionários, e substituição dos mesmos quando não atingem as expectativas desejadas. Existe uma certa flexibilidade de negociação de preços com os clientes para que estes não comprem na concorrência.
De acordo com Chiavenato (2002, p.6) A teoria Burocrática é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. A empresa organiza-se de forma que as tarefas sejam divididas da melhor maneira possível para que os objetivos desta sejam atingidos (maximização de vendas e consequentemente dos lucros). A empresa visitada também possui uma hierarquia que sempre deve ser mantida pelos colaboradores para que seu funcionamento seja o mais previsível possível.
Os cargos e funções, assim como os relacionamentos de maneira de proceder, seguem as particularizações escritas, tais como: estatutos, regimentos, regulamentos, normas de organização e de procedimentos. Cada colaborador deve fazer o que lhe é atribuído (BERNARDES, 1993).
Na empresa analisada os cargos são divididos de acordo com a definição de Bernardes, cada funcionário deve cumprir o seu papel da melhor forma possível para que os objetivos da empresa sejam atingidos. Existem cargos pré-determinados como: vendedores, operador de caixa, office boy, estoquista, administrador, auxiliar de serviços gerais, e todos eles são subordinados ao administrador.
2.2 QUESTÃO 2
Trata-se de uma empresa centralizadora, já que, todas as decisões devem ser tomadas pelo sócio
...