Projetos
Por: PhillipPalazzo • 17/12/2015 • Trabalho acadêmico • 641 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
UNIP-Universidade Paulista-Campinas-SP
Curso: Especialização em Eng. De Redes e Sistemas de Telecomunicações
Aluno: Phillip Palazzo RA: 9325752
Assunto: Ciclo de Vida de um Projeto
Ciclo de vida de um Projeto
Do ponto de vista didático, um projeto pode ser dividido em fases, as quais são organizadas de forma sequencial, com o objetivo de se obter um melhor controle gerencial e de execução dos trabalhos, nas diversas etapas do projeto. Essa divisão é chamada de ciclo de vida de um projeto.
Nessa divisão, geralmente são bem definidas as três fases principais do projeto: início, organização e execução e fim do projeto (entrega em alguns casos). Para que a divisão de fases seja elaborada, devem ser considerados o tamanho, tipo e a complexidade de cada projeto.
A forma com que esse modelo de organização é elaborado depende da natureza de cada tipo de projeto, da área de aplicação e também da organização envolvida no projeto.
Ao se modelar o ciclo de vida de um projeto, devem estar bem definidos nesse critério de fases, quando se dá o término de uma fase e início de outra. As fases são organizadas segundo um cronograma de tempo e de execução de trabalhos. Dependendo da natureza do projeto, o fim de uma fase pode ser determinado por algum parâmetro, meta ou objetivo que foi alcançado. Dentro desse contexto, uma fase é limitada ainda pelo tempo, bem como pela análise de resultados atingidos e custos operacionais.
O ciclo de vida define: o início do projeto, o planejamento, a organização e aprovação das fases, quando as entregas devem ser feitas, definição e execução de trabalhos, monitoramento, controle e encerramento do projeto.
Na fase inicial, deve ser feito um estudo da viabilidade do projeto, análise de custos, prazos, recursos. O planejamento consiste, após definição do escopo do projeto, organizar e listar as ações necessárias para atingir os objetivos, elaborar os cronogramas, mapear e seqüenciar os processos. Tudo deve ser bem detalhado, as ações bem organizadas, pois serão encaminhadas para aprovação das pessoas interessadas no projeto (clientes, patrocinadores, influenciadores). O gerenciamento da execução do projeto consiste em coordenar pessoas, recursos, solucionar conflitos, tentar prever possíveis alterações de cronogramas e prazos visando controle de custos, uma vez que nesta fase, os custos sobem consideravelmente.
Para auxiliar o gerenciamento e cumprimento dos objetivos e das metas, o uso de monitoramento e controle (análise de desempenho e das metas atingidas dentro de um determinado intervalo de tempo), permite a avaliação, possíveis melhoria de ações, bem como alterações que se fazem necessárias e reprogramá-las, visando ajuste de nível de recursos, seja financeiro ou de pessoal, sempre com aprovação dos patrocinadores do projeto.
O encerramento de uma fase se caracteriza pela revisão dos trabalhos e definição da aceitação, bem como, se é necessário mais algum trabalho. Uma nova fase pode iniciar sem que outra seja terminada, essa ação é conhecida como paralelismo. O inverso também pode ocorrer, ou seja, uma fase pode terminar sem que outra se inicie, essa situação acontece quando um projeto finaliza ou existem muitos riscos de se continuar um projeto.
...