TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade na Gestão de Saúde

Por:   •  4/11/2015  •  Monografia  •  4.740 Palavras (19 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 19

 FACULDADES SÃO CAMILO[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

ADRIANA MOREIRA GUIMARÃES

  1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR HOSPITALAR NA APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE QUALIDADE RUMO A EXCELÊNCIA – UM ESTUDO NA FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA (FEAM)

Rio de Janeiro, 07 de Julho 2005.


[pic 3]

ADRIANA MOREIRA GUIMARÃES

  1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR HOSPITALAR NA APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE QUALIDADE – UM ESTUDO NA FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA (FEAM)

Monografia apresentada a Faculdades São Camilo para obtenção de título de Especialista em Administração Hospitalar

Orientador: Alessandro Paiva

Rio de Janeiro, 07 de Julho de 2005.

1.1 Apresentação e Tema

        Tema: O papel do administrador hospitalar na aplicação dos instrumentos de qualidade -  Um estudo na Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (FEAM).

Apresentação do Tema:

        Neste tema discute-se o gerenciamento da qualidade total e os instrumentos que podem contribuir para o sucesso da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica.

  1. 1.2 Problema

        Como o administrador pode caminhar rumo a excelência aplicando instrumentos qualidade?

  1. 1.3 Objetivos

1.3.1 Geral:

Analisar os procedimentos do administrador hospitalar dentro da instituição e a função das ferramentas de qualidade utilizadas para otimizar os índices hospitalares.

1.3.2 Específicos:

  1. Apresentar o papel do administrador hospitalar: sua missão, qualidades, atribuições, obrigações dentro da instituição;
  2. Descrever sobre qualidade ao longo do tempo
  3. Identificar as principais ferramentas de qualidade para elevar os indicadores da instituição;
  4. Descrever a história da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (FEAM)
  5. Analisar as etapas percorridas pela Instituição até o momento.
  6. Prever conseqüências da implementação destes programas para a instituição
  7. Relacionar as dificuldades enfrentadas pela instituição no sentido de envolver todo corpo funcional em busca da Garantia da Qualidade Total.

  1. 1.4 Justificativas

        “Cada vez mais está claro a importância do papel do Administrador Hospitalar no atual cenário da saúde no Brasil, tendo em vista todas as mudanças que esta área vem sofrendo, com exigências cada vez maiores de eficiência, qualidade e otimização dos custos, é de suma importância o trabalho de administração hospitalar para estimular a prática de ferramentas de qualidades em relação aos indicadores, sociais, assistenciais, laborativos e econômicos dentro dos parâmetros esperados pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica.

A indispensável necessidade do administrador hospitalar aparece claramente, também, pelo fato de ser ele o timoneiro que indica o caminho a ser seguido por quantos trabalham ou são atendidos no hospital. O exercício dessa atribuição poderá ser traduzida, na prática, de diferentes maneiras: formalização das atribuições de profissionais e funcionários; indicações claras que facilitem o acesso aos serviços; instalação de instrumentos de comunicação que propiciem o intercâmbio e a fácil localização das pessoas; promoção de reunião e eventos em que as pessoas possam dialogar, exprimir seus sentimentos, trocar experiências e analisar o comportamento e o desempenho do hospital.

(Cherubin, 2005, p. 29)

Donabedian determina que qualidade está presente em todos os tipos de avaliação, uma vez que têm como característica a atribuição de um valor a alguma coisa que, quando positivo, significa ter qualidade, ou seja, uma avaliação tecnológica ter melhor custo-efetividade quer também dizer ter mais qualidade; desse ponto de vista, ou, na avaliação de um programa, o estabelecimento do mérito, por referência a determinados parâmetros, remete ao estabelecimento de uma qualidade. No entanto, na "avaliação, gestão e garantia de qualidade", esse conceito deixa de estar implícito, passando a ter uma função teórica e prática central, ao se constituir em um ponto de partida (e não mais de chegada) para todo o processo (Donabedian,17 1988)

Nos últimos anos a agenda mundial de reforma do setor saúde adota um conjunto de ações com o objetivo de reduzir os custos da assistência à saúde dentro de uma política de atenção administrativa. Neste sentido os governos de vários países estimularam dentre outras medidas, a concorrência entre hospitais; passaram a limitar o pagamento total das faturas, a limitar procedimentos e acesso a subgrupos populacionais, a encorajar um melhor gerenciamento das organizações de saúde através de programas de qualidade, e, por fim a desviar alguns custos para os usuários (Costa, 1996).

        Conforme Yamoto (2000), mas do que nunca hoje, as instituições hospitalares, precisam não só manter a saúde de seus pacientes, mas também manter a saúde da organização.

O presente estudo tem por finalidade sugerir instrumentos de qualidades, propor recursos mais palpáveis de planejamento; criar subsídios para que a FEAM que atualmente possui um repasse de verba fixa de sua mantenedora (Eletronuclear) administradora das Usinas Nucleares de Angra, para manter a estrutura de modo a dar assistência médica e saúde ocupacional aos funcionários das Usinas e familiares, consiga a médio ou a longo prazo aumentar a receita com captação de recursos próprios através dos planos de saúde, com ações de melhorias contínuas da gestão de processos, elevando o padrão dos serviços prestados.

Analisar e diagnosticar os diversos setores existentes na Instituição, propor programas para conscientização dos colaboradores das necessidades de reduções de custos e desperdícios, do correto dimensionamento dos recursos, das racionalizações do trabalho, eliminando operações que não agregam valor ao produto ou serviço, sempre visando à melhoria da qualidade para o cliente, atuando, sempre, na implantação das melhores soluções e acompanhamento dos resultados obtidos, a diferença poderia ser reaplicado em aquisição de novas tecnologias, benefícios e treinamentos para os colaboradores da Fundação, equipamentos e material didático para dar continuidade aos programas odontológicos e palestras de saúde oferecidos à comunidade local. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (262.1 Kb)   docx (967.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com