RECRUTAMENTO
Por: JOHNMORAIS • 10/5/2015 • Relatório de pesquisa • 680 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
O desenvolvimento dos processos empresariais vem tornando fator determinante para a obtenção de resultados cada vez mais almejados. E para conquistar esses resultados, cada vez mais às organizações passam a ver seus colaboradores como fonte de recursos inesgotáveis de conhecimento, capacidade de habilidades. Nesse sentido as mesmas passam a recrutar colaboradores cada vez mais preparados, desenvolvendo políticas e diretrizes que avaliam as reais necessidades de pessoal, para que as decisões sejam tomadas, trançando o perfil desejado, capazes de minimizar os erros de seleção.
O presente artigo tem como objetivo a apresentação das etapas necessárias para preparar, iniciar e alocar os profissionais adequados, apresentando as vantagens que um processo de Recrutamento feito corretamente, que além de proporcionar resultados satisfatórios empresariais, trará benefícios também para o colaborador, que será alocado no setor o qual possui o real interesse em atuar, assim como o conjunto de pré-requisitos exigidos.
Nesse sentido proporcionará a identificação das dificuldades encontradas pelas organizações para que o processo de recrutamento e seleção seja realizado de maneira a satisfazer as necessidades organizacionais e dos profissionais, evitando desgastes desnecessários tanto por parte do possível candidato quando para a empresa.
Para possibilitar a realização de um processo seletivo adequado as necessidades organizacionais e profissionais, será apresentado as etapas do processo, desde a identificação das necessidades de seleção, passando pelas etapas de realização até o momento da tomada de decisão, que alocará o profissional adequado, ambientado e conhecedor das intenções empresariais.
Porém, para que possam atrair os candidatos, devem-se anunciar as vagas disponíveis, para que os possíveis candidatos interessem-se pela vaga e tornem-se disponíveis para participar do processo de Recrutamento. Nesse sentido as organizações devem utilizar os meios de comunicação para fazer essa divulgação, para tanto, necessita-se primeiramente entender qual o melhor meio de comunicação deve ser utilizado, já que cada cargo é composto de especificações diferenciadas devido a complexidade dos mesmos, alguns anúncios podem não surtir o efeito desejado.
Os anúncios são apresentados por Chiavenato (2000) em três maneiras: O anuncio aberto é o tipo de anúncio que identifica o nome da empresa, endereço, setor para contatos e horário de atendimento, no geral é o tipo de anúncio que atrai mais candidatos e geralmente os mais desejáveis para a vaga. O anúncio fechado a empresa não se apresenta aos candidatos, utilizado normalmente quando a empresa não deseja não deseja divulgar o seu nome por algum motivo, não foi anunciada na empresa a criação do novo cargo ou setor, a empresa irá substituir o funcionário entre outros. E o anúncio semiaberto é aquele que aparece a identificação da empresa, mas os candidatos remetem seus currículos para o endereço da companhia ou aos cuidados do veículo divulgador do anúncio.
Ao término das duas etapas anteriores (planejamento de pessoal e Recrutamento), passa-se a fase de seleção de pessoal. A Seleção é definida por Chiavenato (2004, p. 132) como um filtro que permite que somente alguns candidatos possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização,
...