RELATORIO EXECUTIVO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS EMPRESA POSTURAS E TERAPIAS
Por: Carlos Henrique Tatagiba • 26/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 147 Visualizações
RELATORIO EXECUTIVO PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS EMPRESA POSTURAS E TERAPIAS
Carlos Henrique Tatagiba [1]
Maria Helena Veloso Salgado[2]
RESUMO
O projeto de Bem-Estar, Higiene e Segurança no Trabalho tem como objetivo de realizar uma pesquisa de campo e mapeamento das medidas e ações preventivas de higiene realizados com a finalidade de melhorar e garantir a segurança dos colaboradores, na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, a fim de proteger a integridade física do trabalhador. A higiene do trabalho atua na identificação de fatores de risco, mas também na promoção da saúde do trabalhador. Suas intervenções são conduzidas com vistas à prevenção de doenças oriundas do trabalho, assim como à realização de diagnósticos da situação e do indivíduo. Higiene, saúde e segurança do trabalho operam igualmente a partir de uma perspectiva preventiva. Ao mesmo tempo, o objeto de ambas é o cuidado com o colaborador. O trabalho possui algumas definições de previsão de demanda e comenta sobre alguns métodos utilizados para sua aplicação. Cita também que a previsão da demanda deve ser bem definida, pois é a base da elaboração de um bom plano de ação. Após o mapeamento e acompanhamento do dia a dia dos colaboradores, realizei um estudo de caso com a empresa, através de um questionário de bem-estar que visa obter informações sobre pessoais sobre a saúde dos colaboradores, ao realizar medidas como está, reconhecemos a importância do colaborador e podemos desenvolver iniciativas voltadas para seu bem-estar, assim a empresa promove um estímulo à performance de todos, em geral. Ao mesmo tempo, a implementação de novos protocolos de higiene acentua a importância da atenção com a saúde de todos, um simples programa de lavagem das mãos pode reduzir significativamente a ocorrência de questões de saúde em mais de 20%, conforme estudo sobre higiene no trabalho, publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine (JOEM), no ano de 2016.
Palavras-chave: Bem-Estar, Higiene, Segurança no Trabalho, saúde do trabalhador.
INTRODUÇÃO
Esse artigo abordará um estudo de caso que será realizado na empresa Posturas e Terapias, situada em Mesquita RJ. Como consequência do distanciamento, ocasionado pela pandemia causada pelo Covid19, houve um expressivo aumento da procura por terapias alternativas, segundo a pesquisa PICCovid – Uso de Práticas Integrativas e Complementares no Contexto da Covid-19, da Fiocruz, apresentado no artigo escrito pela repórter Maria Eduarda Gazetta, ao Jornal “O Liberal”:
Mais da metade da população brasileira (61,7%) recorreu à meditação, fitoterapia, reiki, aromaterapia, yoga, homeopatia e outras Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) em 2020, primeiro ano da pandemia da Covid-19 e ainda 63,4% dos habitantes da região Sudeste recorreram às PICs. (GAZZETA, 2021, Online)
O aumento de procura e demanda de atendimentos sobrecarregou os profissionais da clínica, que não conseguiram adequar a quantidade de atendimentos à estrutura física da empresa, proporcionando a oportunidade de desenvolvimento deste trabalho. Segundo a norma que documenta as regras de Saúde, higiene e segurança do trabalho, o ambiente de trabalho, máquinas, materiais, processos e tempo de trabalho deve ser adaptado as capacidades físicas e mentais dos colaboradores, no decorrer deste projeto descreverei o desafio de adequar a empresa às boas práticas em busca da qualidade de vida no dia a dia do colaborador, buscando através do embasamento técnico, avaliar os aspectos físicos e psicológicos identificados através de um pesquisa de campo.
OBJETIVOS
O objetivo geral é apresentar um plano de melhoria na qualidade de vida dos colaboradores da Clínica Posturas e terapias, com a finalidade de adequar as rotinas deles no ambiente de trabalho.
Objetivos específicos:
- Identificar os riscos à saúde e segurança do trabalho;
- Buscar soluções seguras, com baixo custo e prover a implantação de boas práticas para higiene, saúde e segurança no trabalho;
- Apresentar um plano de ação com as adequações necessárias;
METODOLOGIA
A metodologia que está sendo utilizada no levantamento dos dados da pesquisa foram: entrevistas com os gestores e colaboradores, acompanhamento das rotinas diárias no centro de saúde, e inspeção nas instalações físicas. Abaixo a pesquisa bibliográfica que embasa o conteúdo teórico do trabalho e a referencia de estudo de caso respectivamente:
Necessidades e expectativas para trabalhadores e outras partes interessadas e envolvimento dos trabalhadores. Isso identifica e compreende sistematicamente os fatores que precisam ser gerenciados dentro do sistema de gestão. (ISO 45001, 2017, Aquino, José Damásio, capítulo 4.2)
É pressuposto que o estresse no ambiente de trabalho é identificável e pode ser controlado, tanto como outros fatores de risco à saúde e integridade física do trabalhador. (Zanelli, José Carlos, capítulo 3, pág.: 48, p 3)
A entrevista e inspeções são de extrema importância para acompanhar a rotina dos colaboradores e clientes, com a finalidade de identificar os desvios em relação a falta de estrutura, má iluminação, horários, remuneração, descanso etc., objetivando um relatório assertivo de plano de ação, para a melhoria do ambiente laboral.
DESENVOLVIMENTO
[pic 1]
5.01 - Pesquisa e Inspeção
5.01.01 – Entrevistas
Para fins de registar as opiniões dos colaboradores da empresa Posturas e Terapias, elaborei um questionário com vista a recolher informações importantes à respeito das condições ambientais de trabalho existentes, ao cumprimento das normas de Higiene e Segurança no Trabalho, às principais causas de acidente de trabalho, e saber quais as implicações que estes fatores poderão ter na vida de cada um.
Modelo do questionário:
[pic 2]
1Questionário Saúde no Trabalho
Planilha com a apuração do questionário:
[pic 3]
5.01.02 – Inspeções
[pic 4]
Planilha com não conformidades identificados na Inspeção:
[pic 5]
- RESULTADOS
6.01 - Plano de ação
Plano de ação é utilizado para registrar as informações sobre as tarefas a serem feitas, criando uma rotina para a execução das ações necessárias para a solução do problema identificado.
Listei no relatório os tópicos com as ações necessárias para atingir o objetivo, determinando prazos para o início e o fim de cada atividade, além de estipular pessoas responsáveis para a execução das tarefas.
...