RELATÓRIO ACADÊMICO ESTUDO DE CASO: EMPRESA LOCALFRIO
Por: Bárbara Rabello • 20/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.892 Palavras (8 Páginas) • 592 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 8ºPQ/7°PQ
LIDERANÇA
RELATÓRIO ACADÊMICO
ESTUDO DE CASO: EMPRESA LOCALFRIO
Bárbara Bezerra Rabello R.A T44058-0
Darius Gomes Romero R.A B829HG-2
Derek Nyll Pacheco Henrique R.A B93741-6
Felipe Alves Guimarães R.A B177CB-8
Ricardo Mello de Sousa Pinto R.A A550DF7
Roniele da Cruz Barbosa R.A B6199H-7
Orientador:
Prof.° Daniel
SANTOS / SP
2016
Sumário
1. Introdução 3
2. Relatório 4
3. Os cinco baldes relativos aos atributos de liderança 5
4. Os quatro baldes relativos às práticas de liderança 6
5. Estudo de caso empresa Localfrio 7
6. Competências x Localfrio 9
6.1 Atributos de liderança 9
6.2 Práticas de liderança 9
7. Conclusão 10
8. Referencial Teórico 11
1. Introdução
Basicamente toda a grande empresa tem ideias próprias sobre quais são as características e competências de um líder e cada uma delas tem um estilo de liderança bem como seus critérios para o mesmo.
Através de um estudo realizado por George O. Klemp Jr. de grandes empresas mundiais foi definido dois tipos de competências denominadas de Praticas e Atributos, onde, Pratica seria o que as pessoas fazem exercendo suas funções, e, Atributos, `as associadas a características pessoais.
Este estudo tem como objetivo destacar as competências de liderança descritas por George O. Klemp Jr. dentro da empresa LocalFrio.
2. Relatório
Do que é feito um verdadeiro líder?
Através de um estudo feito por Klemp Jr (1999) é proposto por ele um modelo completo de competências de liderança onde se destacam dois tipos de liderança: Práticas e Atributos. O objetivo do estudo de Klemp Jr. foi: Reunir vários modelos de competências em uma estrutura coerente; Identificar as tendências comuns de competências de liderança; Examinar os relacionamentos entre as competências e as estratégias organizacionais; Esclarecer como as competências podem ser usadas para identificar e desenvolver talentos para a liderança.
Após analisar a lista de atributos e práticas mencionadas pelas empresas pesquisadas, Klemp Jr. reuniu-as em Nove Metacompetencias que chamou de Modelo dos Nove Baldes, acreditando ser o núcleo da liderança eficaz. Sendo 5 deles os baldes relativos a atributos de liderança e quatro baldes sobre as práticas de liderança. A palavra “balde” foi utilizada por significar um recipiente onde se podem colocar coisas. Os líderes devem ser recipientes ou “baldes” dos atributos e das práticas encontradas no estudo. É importante notar que todos os atributos e todas as práticas somente são possíveis com o correto desenvolvimento das habilidades de comunicação entre as pessoas.
Segundo Klemp Jr., atributos (QI, Inteligência Emocional, Conhecimento, Crescimento e Ego) são ingredientes básicos para desempenho, é a capacidade que a pessoa tem para realizar determinada tarefa, como: Técnicas, estudo, conhecimento e habilidades para desenvolver um projeto. Um líder pode, por exemplo, demonstrar capacidade de pensamento estratégico, iniciativa e grande energia como atributos pessoais para desempenhar seu papel. E práticas (Dizer, Vender, Iniciar e Relacionar- se) o que as pessoas fazem, exercendo suas funções, para obter resultados, como por exemplo, um líder pode orientar a visão e o direcionamento, colocar o foco no cliente, e tomar decisão. As práticas são o que as pessoas fazem com os atributos que elas detêm e que são observados em seu comportamento no trabalho.
3. Os cinco baldes relativos aos atributos de liderança
Balde 1 – QI (capacidade mental). A liderança eficaz exige um alto grau de inteligência para gerenciar as complexidades inerentes ao papel executivo, como capacidade de análise, de compreender conceitos, pensamento estratégico e de fazer julgamentos rápidos em situações ambíguas.
Balde 2 – IE (inteligência emocional). Capacidade de antever as reações das pessoas, astúcia na interpretação de pessoas e de seus sentimentos não verbalizados.
Balde 3 – Conhecimento (conhecimentos técnicos e do negócio). É a base do desempenho eficaz. Sabedoria – compreensão dos limites dos conhecimentos dos fatos ao ter de tomar decisões acertadas.
Balde 4 – Crescimento (desenvolvimento pessoal). Líderes eficientes são curiosos e ávidos de conhecimentos, querem defrontar novas situações e aprender fazendo.
Balde 5 – Ego (ego saudável). Os líderes eficientes são autoconfiantes e decididos. Porém, admitem quando estão errados. Cercam-se de pessoas capazes sem sentirem-se ameaçados.
4. Os quatro baldes relativos às práticas de liderança
Balde 6 – Dizer (dar a direção). Os líderes eficientes estabelecem a direção a ser seguida, concentram-se nos resultados, tomam decisões, delegam autoridade, controlam discussões, gerenciam o desempenho e delegam responsabilidades.
...