RESENHA: O Monge e o Executivo
Por: raphah77 • 1/4/2016 • Resenha • 456 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
RESUMO
O livro aborda a questão da liderança e de como tratar as pessoas. Se for com respeito e com amor, você sempre será um bom líder. Nos ensina sobre a essência da liderança, e de que para ser um bom líder é preciso ter responsabilidade e dedicação.
O protagonista do livro é Jhon Daily, um executivo bem-sucedido e com uma vida bem confortável. Apesar de todo o conforto, John vive uma fase difícil, tanto na vida pessoal como em sua carreira. Seu casamento vai de mal a pior, o relacionamento com seus filhos está péssimo e os funcionários de sua empresa estão em greve.
John se achava um homem certo e que nada em sua vida estava errado, só que os problemas começam a aparecer e ele percebe que sua vida está desordenada. Então sua esposa sugere que ele procure um pastor para orientá-lo. Após muita insistência do pastor, John decide ir para um retiro num mosteiro. Lá, John participa de reuniões religiosas e tem aulas com um monge chamado Simeão. O monge Simeão é na verdade Leonardo Hoffman, um ex-executivo que abandonou sua brilhante carreira em busca de um novo sentido para sua vida.
No retiro, as pessoas discutiam sobre liderança e as qualidades de um bom líder, o respeito e confiança entre o chefe e os funcionários.
Durante a primeira aula, John não se importava em ouvir seus colegas de classe e Simeão percebendo o seu comportamento, Simeão falou sobre a importância de ouvirmos por ser uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver.
Durante as aulas, Simeão questiona vários problemas atuais das grandes corporações e do universo empresarial, como sua estrutura piramidal (que segundo ele, seria um paradigma), a falta de envolvimento real presente nesse ambiente (de “amor ao próximo”), e as dificuldades de cultivar o ambiente. Simeão destaca como um ambiente agradável é essencial para que um bom trabalho seja desenvolvido, e como nem sempre as empresas dão importância a esse fato. Por último, Simeão destaca aos seus “discípulos” a importância da disciplina para que colha-se bons resultados – a “Recompensa”, que é tema do sétimo capítulo do livro. Aqui, ele aponta a recompensa como resultado do esforço, e não algo espontâneo ou aleatório. Assim, alguns fatores seriam essenciais para a conquista da recompensa: missão, objetivo e visão. O livro encerra-se com todos os “discípulos” de Simeão almoçando juntos e discutindo como aplicariam aqueles conhecimentos em suas vidas. John escuta o carro de Rachel chegando e abraça a esposa, grato por sua vida e com a certeza de que daquele momento em diante tudo seria novo, porque ele faria tudo diferente.
Bibliografia
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2007
...