TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SIMULAÇÃO DE SISTEMAS

Por:   •  12/4/2015  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNI BH - BURITIS

Curso Engenharia de Produção

ANA CAROLINA

FLÁVIA

WILDER

Resenha Artigo:

Aplicação de modelo de simulação-otimização na gestão de perda de água em sistemas de abastecimento 

BELO HORIZONTE

Março/2015

Resenha Crítica do Artigo Científico  “Aplicação de modelo de simulação-otimização na gestão de perda de água em sistemas de abastecimento” 

O artigo escrito pelos engenheiros Carlos César Gumier e Edevar Luvizotto Junior apresenta a aplicação de modelo matemático-computacional de simulação e otimização para localização de fugas.

Devido ao alto grau de deteriorização dos rios e mananciais de água varias propostas entram em discussão rever o gerenciamento adequado dos sistemas de abastecimento urbanos e a necessidade premente de implementação de políticas e programas voltados à conservação e uso racional da água. Desde 1998 o Brasil conta com o Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água PNCDA, que mede o nível de desperdício e perda da água, de acordo com as análises pode se concluir que as companhias de saneamento passaram por um grande desafio, diminuir os índices de perdas para também diminuir o consumo de energia elétrica. A condição da infraestrutura das redes de distribuição de água, suas características e necessidades operacionais são os principais fatores que influenciam no volume de perdas reais de água em um sistema de abastecimento, o que resulta nas “fugas” (água perdida em tubulações que apresentam características técnicas deterioradas).

Uma política que fiscaliza de tempos em tempos a qualidade dos tubos que transportam a agua é utiliza o principal e mais tradicional método utilizado é a inspeção periódica com equipamentos acústicos em toda a extensão de tubulações e conexões da rede existente. Pontos de pressão elevadas, locais de solo com má qualidade, redes antigas, redes executadas com materiais inadequados ou de baixa qualidade etc, são pontos a serem prioritários na avaliação das fugas.

De acordo com Herpetz (2003), as três etapas para investigação da presença de fugas são:

  • Levantamento da área;
  • Pré-localização da fuga e;
  • Detecção da fuga.

Os equipamentos utilizados são os que coletam e armazenam ruídos ao longo de um período (data-loggers) ou através da simulação hidráulica da rede por modelagem computacional. Já a localização exata da fuga se da com o uso de aparelhos acústicos de geofone.

Os modelos computacionais de simulação hidráulica de sistemas de abastecimento são ferramentas cujo objetivo é reproduzir, através de um equacionamento matemático, com maior exatidão possível, o comportamento real das tubulações. O sistema investigará os principais pontos de perdas dentro do sistema de distribuição de água pelas companhias de saneamento.

O modelo computacional, proposto no presente trabalho para detecção de fugas foi desenvolvido por Luvizotto Jr. (1998) com simulação hidráulica baseada na análise do regime permanente pelo método elástico (Time Marching Approach – TMA),

A localização das fugas será monitorada pelo sistema de Nelder-Mead. O modelo de simulação hidráulica é denominado SPERTS e a ferramenta de localização de fugas MUFFLED DETECTION.

Abaixo figura que detalha cada passo deste novo método utilizado:[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (247.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com