Resenha - Matemática Sistema de Numeração Egípcio
Por: Val Bonamichi • 14/5/2020 • Artigo • 487 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26483
Sistema de Numeração Egípcio
A aula proposta trata-se de Sistema de Numeração Egípcio, pode ser trabalhada com Educação de Jovens e Adultos – EJA, tendo como tema grandezas e medidas; no Ensino Médio, como tema números e operações; na Educação Escolar Indígena, sendo essa no componente curricular de história, tendo como tema modos de viver e no Ensino Médio no componente curricular de história, como tema processos históricos: nações e nacionalidades. A presente aula está proposta para esses níveis de ensino, porém, na BNCC consta também no 6º ano do Ensino Fundamental, onde se trabalha a história dos sistemas de numeração.
O aluno aprenderá com essa aula a reconhecer elementos que compõe o sistema de numeração egípcio, operar com diferentes sistemas de numeração com o intuito de desenvolver novas leituras e compreensões da matéria, trabalhar a história da matemática como alicerce para o processo ensino-aprendizagem é de extrema importância, chegamos à conclusão que essa metodologia oferece uma importante contribuição ao processo, tendo em vista que o professor cria condições para que os alunos desenvolvam atitudes mais criticas e menos passivas.
Na aula proposta o professor usa como metodologia atividades utilizando o laboratório de informática, os alunos são divididos em equipes para o desenvolvimento das atividades. As aulas fora do contexto de sala de aula são muito satisfatórias para o aprendizado dos alunos, a dinâmica da aula desperta o interesse e consequentemente o aprendizado.
Posteriormente em um segundo momento, o professor com os alunos em sala de aula (ainda reunidos) resolverão alguns exercícios para fixação do conteúdo.
Em um terceiro momento aos alunos realizarão uma pesquisa orientada conforme sugere a WebQuest* A Matemática e a Civilização Egípcia, que têm por objetivo propiciar aos alunos perceber a relação existente entre os Povos do Egito e o conhecimento de Matemática, posteriormente os alunos deverão produzir um texto apresentando as aproximações que perceberam entre o conhecimento matemático e as contribuições da civilização egípcia, além de outros conhecimentos que apreenderam durante a realização da pesquisa e da aula. Após a pesquisa, propor uma rodada entre os grupos para socializar as produções. Por último será proposta uma atividade complementar a fim de fixar o conteúdo.
O Plano proposto utiliza como recursos complementares:
- A Evolução dos Numerais. Disponível em: http://www.prof2000.pt/users/hjco/numerweb/Pg000100.htm
- História do Papiro de Rhind. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/rhind/inicio.htm
- A numeração egípcia e seus símbolos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9403
A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.
Por meio da história da matemática é possível perceber que a matemática que estudamos hoje percorreu um longo caminho na história da humanidade, passou por várias fases, com seus problemas sociais, sua filosofia de vida, religiões, crenças, cultura e arte, suas preocupações, necessidades práticas e abstrações; espaços geográficos onde as civilizações se desenvolveram, entre outros. Em contrapartida percebe-se que a organização da disciplina deve buscar a interdisciplinaridade e a contextualização para desenvolver o aluno de forma mais completa possível o processo ensino-aprendizagem.
...