RESPONSABILIDADE E PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS
Por: AIMQ • 14/10/2019 • Artigo • 680 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
2 RESPONSABILIDADE E PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS
Segundo o dicionário Aurélio, responsabilidade é “a qualidade de responsável”, que “responde pelos próprios atos ou pelos de outrem”.
Seguindo este entendimento a responsabilidade socioambiental é um conjunto de ações individuais ou empresariais que promovem o desenvolvimento em comprometimento com os diversos segmentos da sociedade em questões relativas ao meio ambiente.
Segundo Donaire (1999), a responsabilidade socioambiental assume diversas formas, entre elas a proteção ambiental, projetos filantrópicos e educacionais. É necessário criar uma atitude coerente no uso das tecnologias utilizadas para um desenvolvimento sustentável e ambientalmente justo. A Política administrativa da Petrobras, por exemplo, tem como coluna de ação a ‘Responsabilidade Social’. Este deve ser o pressuposto e a base de todas as empresas, sejam elas simples ou elaboradas. Além disso, este aspecto deve analisar como as empresas interagem com o meio em que moram e desempenham suas atividades.
Este modelo de responsabilidade permite uma melhor visão de vários problemas enfrentados no contexto da atualidade e é caracterizado pelos impactos socioambientais. Esses conflitos, muitas vezes causados, por choques de interesses, podem ser positivos, mas na maioria das vezes são negativos, pois ocasionam transtornos ao meio ambiente.
[...] a extensão da responsabilidade do produtor é uma estratégia visando à redução do impacto ambiental de um produto, tornando o produtor responsável pelo ciclo de vida total do produto e, em particular, pela recuperação, pela reciclagem e pela digestão dos resíduos finais. A extensão da responsabilidade pode ser implementada através de instrumentos administrativos, econômicos e informativos. A composição desses instrumentos determina a fórmula precisa da extensão da responsabilidade (UNIVERSITY OF LUNDT, 1992 apud MANZINI e VEZZOLI, 2002:86).
2. 1 Urbanização e a falta de saneamento:
O rápido processo de urbanização e a falta de saneamento têm provocado grandes conflitos à sociedade. Este é um sério problema que enfrentamos nos dias atuais e que se agrava, principalmente, nas extensões pobres causando doenças e malefícios na população
2.1.1 Situação climática:
O clima no planeta sempre foi sujeito a alterações. Porém ocorriam em virtude de processos naturais, bem diferentes das mudanças atuais. Segundo as pesquisas realizadas nos últimos tempos, a temperatura do planeta tem aumentado a cada ano e suas consequências são preocupantes. Estes impactos de aquecimento global do planeta são frutos do processo de industrialização, que se intensificou nos últimos séculos.
2.1.1.1 Desigualdade social:
A sociedade é composta por pessoas completamente distintas e para constatar isso nada mais simples que as características sociais. Nesta questão o Brasil é um país de grande contraste. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto. Isso pode ser nitidamente visível na má distribuição de renda que causa uma pequena parcela da sociedade muito rica,
...